Evangelho de São Lucas > Leitura #374

O crescimento do Reino de Deus

O crescimento do Reino de Deus desafia a expectativa dos homens e entra na dinâmica desconcertante de Deus. Sua potência está na pequenez.

#374O crescimento do reino de Deus

Créditos: Marinela Malcheva by GettyImages

“A que é semelhante o Reino de Deus e com que poderei compará-lo?”

Podemos compreender como é o crescimento do Reino de Deus através das comparações que Jesus nos apresenta, porque elas se assemelham a ele como um grão de mostarda ou como um fermento.

O grão de mostarda é a menor das sementes, mas se torna a maior das hortaliças! Seu crescimento supera o de qualquer outra semente. Ela parece insignificante, frágil e quase invisível diante de tantas outras, mas ela se torna incomparavelmente maior em proporção a qualquer outra semente depois de germinar. O Reino de Deus é assim!

E o fermento? Depois que é misturado à massa, ninguém mais o vê, mas é ele quem realiza o crescimento da massa de forma invisível! O Reino de Deus é assim!

Nasceu em Belém, cidade pequenina, quase imperceptível, mas, depois que começou a revelar-se, não parou mais de crescer e dar frutos nesta grande árvore que é a Igreja. Assim, não só os católicos, mas todos os cristãos são fruto dessa semente de mostarda.

E o que faz esse Reino crescer no coração dos homens é a ação do Espírito Santo! Ele nos sela, pelo batismo, com uma marca invisível e cresce dentro de nós, nos configurando a Jesus, cabeça e esposo da Igreja. O fermento também é colocado na massa, escondido em três porções de farinha para indicar que uma pequena parte dos que creem fermentam um mundo inteiro que não conhece Deus, até que o mundo fique fermentado.

É assim, e ainda que não saibamos como, o Reino de Deus cresce em nós, realiza em nós, e vai curando nossa natureza marcada pelo pecado, formando o corpo místico e material da Igreja, que se reunirá todo no dia sem ocaso, lá na eternidade, no Reino por excelência preparado para nós.

Leia o trecho em Lc 13,18-21

Na Bíblia CNBB, página 1292
Título: O Grão de mostarda e o fermento

Princípios eternos

Lc 13,18-21

“E jesus dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e com o que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto e os pássaros do céu foram fazer ninhos em seus ramos. E disse ainda: com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Abrir meu coração para o Reino de Deus é deixar crescer em mim o fermento da Sua Palavra, é deixar realizar-se em mim Seus projetos e a ação poderosa de Seu Espírito Santo!

Como posso pôr isso em prática?

Prioridade para Deus! Prioridade é prioridade! Nos pensamentos, nas decisões, em tudo!