Evangelho de São Lucas > Leitura #300

O Nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus é o acontecimento mais importante da história. Ainda que no escondimento e na pobreza, o Filho de Deus vem ao mundo para nos salvar.

A Adoração dos Pastores by Gerard van Honthorst

“Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração.”

A promessa de Deus que estava até então só na família de Nazaré, agora se revela em Belém, e os anjos se encarregaram de anunciar a mais gente que o Salvador nasceu. Os pastores mal podiam acreditar que estavam vendo um anjo de Deus, e menos ainda imaginar o seu anúncio e que este era de modo especial para os pequeninos de Belém. Todas essas coisas e muito mais, Maria guardava e meditava em seu coração.

Ela, que foi escolhida entre todas as mulheres da história para ser a mãe do Salvador, que viveu até então sua gravidez desapercebida de sua condição, que viajou para Belém já no nono mês, que teve seu filho, o Salvador, num estábulo porque a cidade estava lotada e não tinha mais lugar, que recebeu sem imaginar a visita dos pastores que foram avisados pelos anjos do nascimento de Jesus.

Ela guardava e meditava essas coisas no seu coração, humilde como é, sabe o seu lugar e o seu papel. Sabe também quem a fez e em quem Ele a tornou, portanto, basta guardar no coração e meditar as grandes obras do Senhor! Seu canto do Magnificat ecoa em sua vida, agora a voz que precisa ser ouvida é outra e seu som começa com um choro de criança.

Leia o trecho em Lc 2,1-20

Na Bíblia CNBB, página 1271

Título: Nascimento de Jesus. Os pastores

Promessas

Lc 2,12

“E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura.”

Ordens

Lc 2,10a

“O anjo então lhes disse: Não tenhais medo!”

Princípio eterno

Lc 2,10b-11.14

“Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor. “

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos que são do seu agrado!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Na grandeza, humildade. Assim é a Virgem Maria.

Como posso pôr isso em prática?

Lembrar sempre em meditar antes de falar. Meditar as coisas ao meu redor sempre com um olhar de gratidão a Deus, autor de todas as coisas.