O que fazer quando somos tentados? A exemplo de Jesus, devemos nos apoiar na Palavra de Deus, com ela saberemos discernir qual é a voz do Senhor e qual é do tentador.
“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, foi conduzido pelo deserto.”
São Lucas não traz muitos detalhes desta tentação que Jesus sofreu no deserto, e até revela em ordem diferente dos outros evangelistas. Contudo, o mais importante está presente: a força da Palavra de Deus que vence o diabo.
Ora, Jesus tinha um corpo como o nosso (porque agora, ressuscitado, tem um corpo glorioso), e estava sujeito às mesmas necessidades vitais.
Por isso, quando o diabo se aproxima de Jesus para tentá-lo, Jesus está fraco e debilitado física e psicologicamente. Não foi fácil para Jesus, Ele estava faminto, mas Seu coração estava fixado no Pai, e Ele estava repleto do Espírito Santo.
E aí está o segredo para vencer o maligno: o coração no Pai, estar fixado no Pai e na Sua palavra, e estar cheio do Espírito Santo. Percebemos que até o demônio usa da Palavra de Deus para tentar Jesus! Que ousadia! Mas para quem está cheio do Espírito Santo, não há armadilha que possa suportar a sabedoria de Deus, mesmo que seja usada a Palavra de Deus de forma indevida e confusa.
Assim, Jesus nos ensina a vencer e repelir Satanás pela Palavra de Deus; e ainda que estejamos fracos e abatidos física e psicologicamente, o Espírito Santo nos assiste e nos orienta para vencermos o mal.
Leia o trecho em Lc 4,1-13
Na Bíblia CNBB, página 1274
Título: A tentação no deserto
Promessas
Lc 4,10
“Ele dará ordem aos seus anjos a teu respeito para te guardarem” e ainda “eles te carregarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra.”
Ordens
Lc 4, 8.12
“Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto.”
“Jesus porém respondeu: Também foi dito: não porás à prova o Senhor teu Deus.”
Princípios Eternos
Lc 4, 4
“Jesus respondeu: Está escrito: Não se vive somente de pão.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Olhos fixos no Pai e Alma cheia do Espírito Santo.
Como posso pôr isso em prática?
Palavra de Deus e Oração, e Oração Carismática.