Onde existe uma pessoa entre o Reino de Deus e as coisas que temos, há sempre um coração dividido, há sempre uma idolatria, há sempre um impedimento à santidade.
“Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”
Decidir entre o Reino de Deus e as coisas que temos era o dilema de um jovem da Bíblia. Esse jovem reflete a realidade de muita gente, não só hoje, mas numa realidade que acompanha a evolução dos séculos. Muitos de nós estamos perdendo o Reino dos Céus por causa dos apegos às nossas coisas e aos bens materiais.
Somos muito bons e gostamos dos ensinamentos de Deus enquanto eles não nos deixam mais pobres, não mexem no nosso bolso, conforto e segurança. Mesmo assim, queremos herdar a vida eterna.
Mas as coisas de Deus não são assim, esse não é o pensamento de Deus. Se alguém quer herdar a vida eterna, precisa ser capaz de trocar tudo por ela, a começar pelas materiais! Como o homem da parábola da pérola preciosa. Ele vende tudo o que tem para comprar a tal pérola. É assim com o Reino dos Céus, com o Reino de Deus!
Mas, como respondeu a Pedro, ele nos reserva o sustento que vai além das nossas necessidades e expectativas, isso se reconhecemos que o que Ele nos promete é melhor do que podemos conquistar neste mundo, e ainda que seja o mundo inteiro. Pois de que vale para o homem ganhar o mundo inteiro se vem a perder a vida eterna?
Ninguém que serve a Deus ficará sem a sua recompensa, e ela será sempre melhor que as consolações dos homens e as coisas deste mundo. Pois este mundo passa com as suas concupiscências, mas o Reino de Deus é para sempre.
Leia o trecho em Lc 18,18-30
Na Bíblia CNBB, página 1297-1298
Título: O rico querendo seguir Jesus
Promessas
Lc 18,29-30
“Jesus respondeu: Em verdade vos digo: todo aquele que tiver deixado casa, mulher, irmão, pais ou filhos por causa do Reino de Deus, receberá muitas vezes mais no presente e, no mundo futuro, a vida eterna.”
Ordens
Lc 18,20.22
“Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não cometerás homicídio, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honrarás pai e mãe.”
“Ouvindo essas palavras, Jesus lhes disse: uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tem, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
Princípios eternos
Lc 18,24-25.27
“Vendo que ele tinha ficado muito triste, Jesus disse: Como é difícil para os que possuem riquezas entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.”
“Jesus respondeu: o que é impossível aos homens é possível a Deus!”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
“Em verdade vos digo: todo aquele que tiver deixado casa, mulher, irmão, pais ou filhos por causa do Reino de Deus, receberá muitas vezes mais no presente e, no mundo futuro, a vida eterna.”
Como posso pôr isso em prática?
Há um chamado de Deus na minha vida, uma vocação, uma voz que não se cala e sempre me chama a segui-Lo!
Eis-me aqui, Senhor!