Evangelho de São Lucas > Leitura #401

Salvar o que estava perdido

Quando Jesus diz que o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido, não se referia apenas a Zaqueu. Nós também estávamos perdidos e incapazes de nos encontrar.

#401Salvar o que estava perdido (2)

Créditos: Jonah Cowie by GettyImages.

“Ao verem isso, todos começaram a murmurar dizendo: Foi hospedar-se na casa de um pecador!”

Jesus veio salvar o que estava perdido. Zaqueu era muito rico e muito malvisto pelos seus compatriotas, porque era o chefe dos cobradores de impostos. Mas ele queria ver Jesus! Alguma coisa tinha acontecido no coração de Zaqueu para que ele buscasse ver Jesus, arriscando-se no meio da multidão, baixinho como era, para poder vê-lo passar.

Zaqueu subiu numa árvore para ver Jesus, mas foi Jesus quem o viu! E mais, Ele se convidou para ir à casa de Zaqueu para decepção de todos os que O acompanhavam. Era como se Jesus deixasse todos para ir comer na casa de um dos acusados do mensalão! Ele estava salvando o que estava perdido.

Mas Jesus não foi lá à toa, ele queria ganhar o coração de Zaqueu e conseguiu!

“Zaqueu pôs-se de pé e disse ao Senhor: ‘Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais’.”

Pode ser escandaloso para muitos de nós que malfeitores continuem por aí, sem que aparentemente nada aconteça com eles por seus crimes, mas Deus tem um projeto para salvar o que está perdido, também para eles, e principalmente para eles! Um projeto que, muitas vezes, nos é desconhecido, mas que Deus leva muito a sério. Eles são a “ovelha perdida”, o “filho pródigo” que Deus quer resgatar.

Leia o trecho em Lc 19,1-10.

Na Bíblia CNBB, página 1298.
Título: Zaqueu

Ordens

Lc 19,5

“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa! Hoje, eu devo ficar na tua casa.”

Princípios Eternos

Lc 19,10

“Com efeito, o filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso olhar para as pessoas que são malvistas por todos por causa de seus pecados com misericórdia. Isso não é conivência ou conveniência, mas esperança de que Deus as resgatará.

Como posso pôr isso em prática?

Rezar por todos os que vejo como pecadores públicos e escandalosos.