Evangelho de São Marcos > Leitura #113

Deus não pode fazer o mal nunca!

Deus não pode fazer o mal nunca. Ele só sabe amar, é o próprio amor e mesmo quando se ira, está nos amando apesar de nossos pecados.

 

sedmak

Está ficando louco”

A medida em que a missão de Jesus ia ficando mais intensa, aumentava também a atenção que isso despertava entre seus parentes e entre seus inimigos. Havia dias em que Jesus mal podia parar para comer, tamanha era a multidão que o cercava, e isso levou os parentes de Jesus a pensarem que ele estava ficando louco, sem juízo mesmo.

No fundo, eles não criam nele. Achavam que aquilo era uma aventura que estava ficando perigosa para o filho do carpinteiro e é por isso que o evangelho diz que Jesus não fez muitos milagres em Nazaré. Porque eles não tinham fé.

Mas, há algo ainda mais grave envolvendo a missão de Jesus que os fariseus trouxeram a luz por sua descrença e inveja: chamar Jesus de Beelzebu, o chefe dos demônios! Que acusação! Isso é, de fato, uma loucura da parte dos fariseus!

Jesus conta em parábolas que isso é impossível até para Satanás, pois nenhum reino dividido contra si mesmo pode sustentar-se em pé. O pecado de atribuir a Satanás o que é de Deus é gravíssimo e não tem perdão, se for sustentado. Deus não pode fazer o mal e nem agir em favor do mal. Deus é amor. Deus é luz!

Deus não pode nos fazer o mal porque só sabe fazer o bem, mesmo quando nos corrige. Até contra os maus Deus não pode fazer o mal, mas o bem. Mandar Satanás para o Inferno (isolado da presença de Deus) é o melhor que ele pode fazer para ele, já que se recusa a ser salvo. Para Satanás, que é incapaz de amar, ficar na presença de Deus que é amor, é a maior de todas as torturas. Por isso, no inferno, Satanás sofrerá menos.

Se Deus não o amasse, o destruiria, e também a nós que pecamos. Satanás pecou contra o Espírito Santo e não volta atrás, por isso está condenado ao inferno. Ele não crê no amor de Deus e põe a culpa de todos os males no Criador. Seu trabalho é nos tentar a fazer o mesmo como com Adão e Eva, para que nos tornemos inimigos de Deus, para que consideremos seus mandamentos um peso, uma prisão.

Ele quer que, como os Fariseus, acusemos a Jesus de expulsar demônios, não pela força de Deus, mas pelo poder nos demônios. Sejamos humildes e dóceis a palavra de Deus e estaremos livres desta tentação.

Leia o trecho em Mc 3, 20-30

Na Bíblia cnbb página 1245

Título: Jesus e Beelzebu

Princípios eternos

Mc 3, 24-30

Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás, se levanta contra si mesmo e se divide ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados quanto as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um pecado eterno”.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso aprender com a palavra e com a Igreja a louvar a Deus e identificar com discernimento apurado o que é de Deus, o que é humano e o que é de satanás.

Como posso pôr isso em prática?

Estudando a palavra de Deus, atenção ao ensinamento da Igreja.