Evangelho de São Marcos > Leitura #99

Ninguém está livre da tentação

Ninguém está livre da tentação e até mesmo Jesus, na sua humanidade foi tentado. Mas sendo vencedor, Ele nos ensina o caminho para a vitória.

sedmak by GettyImages

Lá durante quarenta dias foi posto à prova por Satanás.”

São Marcos usa apenas dois versículos para descrever esta fase inicial do ministério de Jesus: a tentação no deserto. Comparando com os outros evangelistas que narram à tentação que Jesus sofreu no deserto, Marcos apenas descreve um resumo do resumo: Que Jesus foi para o deserto impelido pelo Espírito, que Jesus foi tentado pelo Diabo, que Jejuou quarenta dias e noites, que os anjos o serviam…

Mas sabendo que Jesus, o Filho de Deus encarnado sofreu a tentação, o que esperar de nossa caminhada pelo deserto da vida?

A sabedoria está em aprender de Jesus como vencer a tentação porque satanás estará buscando uma ocasião de queda.

Leia o trecho em Mc 1, 12-13

Na Bíblia cnbb página 1242

Titulo: Jesus no deserto

Mt 4, 1-11 e Lc 4, 1-13

É interessante notar algumas particularidades entre os três narradores evangélicos: Marcos e Lucas afirmam que Jesus passou os 40 dias sendo tentado por Satanás no deserto. Já Mateus afirma que ele foi tentado depois dos 40 dias, depois que teve fome. Entre Lucas e Mateus, únicos a narrarem as tentações sofridas por Jesus, há uma diferença na ordem em que as tentações acontecem e com algum acréscimo de palavras, mas que não alteram o modo com o qual as interpretamos. Por fim, Mateus e Marcos falam que, ao final da tentação, os Anjos vieram para servi-lo. Já Lucas afirma que Satanás se afastou até o momento oportuno.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus nos ensinou a suportar e vencer as tentações: No poder do Espírito (Oração), Na penitência (Jejum), Na força da palavra (Palavra de Deus).

Como posso pôr isso em prática?

Dar qualidade ao meu tempo de oração, perseverar no jejum e mergulhar cada dia mais na palavra de Deus.