Evangelho de São Marcos > Leitura #141

Deixar tudo para seguir Jesus

Deixar tudo para seguir Jesus é uma atitude própria dos escolhidos. Pois seguir alguém que nos apresenta sofrimento só tem sentido se o prêmio é a vida eterna.

 

Créditos: by Getty Images: Boonyachoat

Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”.

Depois de anunciar a sua paixão, Jesus chama não só os apóstolos, mas todos os discípulos que estão ao seu redor e garante que não há como segui-lo sem carregar a própria cruz. Uma regra fundamental do reino dos céus é apresentada paradoxalmente aos que se espera desta vida: ‘perder para ganhar’ e ‘morrer para viver’.

Jesus apela para o essencial e vai no âmago da existência humana: “O que poderia alguém dar em troca da própria vida?”.

Se há ainda alguma dúvida da escolha a ser feita, Jesus alerta que haverá critérios para o dia do Julgamento. “se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele.”.

Parece cruel e até mesmo um beco sem saída. É sofrer ou sofrer! Mas para aqueles que verdadeiramente conhecem Jesus e experimentam do seu amor Divino, está muito claro que os sofrimentos deste tempo não tem comparação com a glória futura que nos espera (Rom 8, 18) e que já aqui podemos experimentar a graça de Deus como novas criaturas nascidas do Espírito, já não mais sob a tutela do mal mas, sob a lei do amor.

Esta geração, garante Jesus, não passará sem ver o Reino de Deus chegar com poder, a glória de Deus!

Leia o trecho em Mc 8, 34-9, 1

Na Bíblia cnbb página 1251-1252

Título: Seguimento e renúncia

Promessas

Mc 9, 1

E disse-lhes: Em verdade vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte, sem antes terem visto o reino de Deus chegar com poder”.

Princípios eternos

Mc 8, 34b-38

Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do evangelho a salvará. De fato, de que adianta alguém ganhar o mundo inteiro se perder a própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante desta geração adultera e pecadora, também o filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai, com seus santos anjos”.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Faça as contas: Perder esta vida para ganhar a vida eterna ou ganhar esta vida e perder a vida eterna? Escolher Jesus é a melhor opção, já para este mundo e muito mais para o que há de vir.

Como posso pôr isso em prática?

Permanecer é a palavra de ordem para mim.