Evangelho de São Marcos > Leitura #154

Enxergando além dos próprios limites

Enxergando além dos próprios limites, Bartimeu alcançou os ouvidos e o coração de Jesus com sua voz forte. Há muito o que aprender com o cego de Jericó!

créditos – Zarina Lukash

 

Filho de Davi, tem compaixão de mim.”

Alguém condenado a mendigar o resto da vida enxerga a mais real chance de voltar a ver o mundo com seus próprios olhos. Bartimeu era esse mendigo, o filho de Timeu que, por ter ficado cego, teve o destino de tantos outros deficientes daquela sociedade: mendigar. Mas, naquele dia, Jesus estava passando por ali. Ele, que ouvira falar dos milagres que Jesus fazia, não se importou com os que o mandavam se calar, pois gritar era a única chance que ele tinha de ser notado por Jesus, e deu certo! Jesus mandou chamá-lo.

Interessante que, em um segundo momento, Jesus pergunta o que Bartimeu quer que Ele faça. Ele poderia simplesmente chegar curando o cego de sua cegueira, pois conhecia o seu coração e as suas necessidades, mas não o fez. Preferiu ouvir da boca do cego seu pedido e exaltou a fé de Bartimeu diante de todos para nos ensinar que devemos insistir mesmo que muitas vozes queiram nos calar.

 

Leia o trecho em Marcos 10,46-52

Na Bíblia CNBB, página 1257.

Título: Cura do cego de Jericó

Ordens

Marcos 10,49:

Chamai-o! Eles o chamaram dizendo: Coragem, levanta-te! Ele te chama!”

Marcos 10,52:

Vai, tua fé te salvou!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Nunca se desiste de uma graça.

Como posso colocar isso em prática?

Perseverando até o fim naquilo que creio!