Evangelho de São Marcos > Leitura #184

Irreverência, desprezo e humilhação

Irreverência, desprezo e humilhação são o que Jesus recebeu durante a sua paixão. Mas, ainda hoje, Jesus é alvo de ataques furiosos por causa da sua Palavra.

Irreverência, desprezo e humilhação

Crédito: kevinschreiber / Getty Image

“Salve, rei dos Judeus!”

Debochavam de Jesus com essas palavras, pois suas atitudes não correspondiam àquilo que estavam dizendo. Em verdade, Jesus não é somente o rei dos Judeus, mas de todo o universo. Porém, aqueles soldados não acreditavam nisto e achavam até graça em ouvir dizer que aquele homem poderia ser rei. Acusado por seu próprio povo, Jesus se torna um brinquedo nas mãos daqueles guardas, que o elogiam com palavras, mas o insultam e batem, demonstrando assim num grande desprezo a pessoa de Jesus.

Isso acontece muito ainda hoje. Pessoas que quando ouvem falar de Deus, ou da pessoa de Jesus, se põe a blasfemar e a desafiar a sua autoridade e realeza, com insultos e demonstrações de desprezo, desrespeito e falsa reverência. Essas manifestações acontecem, sobretudo, quando a Igreja se pronuncia sobre alguma realidade que fere os costumes pagãos, em particular, no campo moral.

Mal sabem esses, assim como aqueles, que Jesus é verdadeiramente Deus e tem poder sobre a morte. Embora essa verdade seja anunciada, essa geração, assim como aquela, rejeita veementemente esse ensinamento e a salvação que Ele nos trás. Assim como Ele ressuscitou e subiu aos céus, voltará em sua glória como o Rei que tanto esperamos, mas já não haverá tempo para mudarmos de vida, pois Ele virá sem avisar, como um ladrão. Aqueles que crerem o esperarão vigilantes e não serão pegos de surpresa.

Quem insiste em pagar pra ver? Talvez, não junte o necessário.

Leia o trecho em Mc  15, 16-20.

Na bíblia CNBB; página 1264.

Título: O Escárnio.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A fé que não é manifestada, testemunhada, é uma fé só de palavras, mas quando eu tenho a postura de fé, posso me considerar seguidor de Jesus.

Como posso colocar isso em prática?

Eu reconheço Jesus Cristo como meu Senhor. E minha vida manifesta isso.