Evangelho de São Marcos > Leitura #175

O complô contra Jesus

O complô contra Jesus veio de alguém de dentro: Judas Iscariotes. Precisamos estar atentos para não sermos os próximos a trair Jesus.

Créditos: MachineHeadz by Getty Images

“Judas, então, procurava uma oportunidade para entregá-lo.”

E em breve ele encontrará… Jesus, na última ceia, sabendo o que lhe iria acontecer, manda Judas fazer logo o que tem de fazer. Segundo o evangelho de São João, satanás havia entrado em Judas!

Aquele que era discípulo, apóstolo, um dos doze, como poderia entregar Jesus? Alguns dizem que Judas havia se decepcionado pelo fato de Jesus não ser o Messias que ele esperava, aquele que destruiria o império Romano libertando os Judeus do julgo de César.

Mas São João, o discípulo amado, afirma: satanás entrou em Judas. E foi justamente depois que ele abriu uma brecha em seu coração ganancioso, avarento. Judas guardava a bolsa e roubava o dinheiro que havia nela. Judas aceitou 30 moedas para entregar Jesus.

Ficou cego, surdo e mudo. Já não enxergava Jesus com os olhos de discípulo, já não ouvia suas palavras de salvação e, se as ouvia, não acolhia em seu coração. Já não tinha a linguagem de um discípulo e para entregar Jesus, não usou uma só palavra, mas um beijo mortal motivado por Satanás.

Oh, Judas, que destino tiveras!

Se eu e você não permanecermos com Jesus de coração, poderemos cometer o mesmo escândalo.

Leia o trecho em Mc 14, 10-11

Na Bíblia CNBB – página 1262.

Título: Complô de Judas.

Não há promessas ordens ou princípios eternos…

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Se não te deixares envolver pelo meu amor, correreis o mesmo risco de Judas. Busca meu coração em meio às tuas dores e insatisfações e eu cuidarei de ti. Assim, estarás protegido da tentação.

Como posso colocar isso em prática?

Fazendo exatamente o que Jesus me disse: buscar o seu coração nas minhas dores e insatisfações… Só Ele é meu consolo e a resposta para todas as coisas.