Evangelho de São Marcos > Leitura #108

O Jejum, o noivo e o vinho novo

O jejum, o noivo e o vinho novo são imagem de uma vida santificada pela presença de Deus que dá sentido a cada ação e a disposição do coração.

 

Créditos: kavcicm

Mas, vinho novo, odres novos!”.

Ele é o noivo: Jesus! E enquanto estava com os discípulos ensinando as coisas do reino dos céus, estes não jejuavam. Mais ainda: comiam espigas no dia de sábado, acompanhavam Jesus na sinagoga curando os doentes e expulsando demônios.

O noivo na festa de casamento é o motivo da alegria dos seus convivas, não há lugar para jejum. O jejum subentende penitência, por intercessão, por santificação, por batalha espiritual, por conversão própria ou de outros. Esse é o vinho novo: O ensinamento de Jesus!

Para conhecê-lo é preciso odres novos, um coração novo, capaz de suportá-lo com alegria! Não há como remendar o ensinamento de Jesus num coração cheio de conceitos e preconceitos. Cheio de si ou de outros.

Leia o trecho em Mc 2, 18-22

Na Bíblia cnbb página 1244

Título: Jejum e Vinho novo

É necessário esvaziar-se!

Promessas

Mc 2, 20

Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então, naquele dia Jejuarão”!

Princípios Eternos

Mc 2, 19

Acaso os convivas do casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles os convivas não podem jejuar”.

Mc 2, 21-22

Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; senão, o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, senão o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Mas, vinho novo, odres novos”!

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso ser um odre novo!

Como posso pôr isso em prática?

Despojamento de mim mesmo, humildade em reconhecer que só Deus é! E, coragem de me lançar na vontade de Deus.