Evangelho de São Marcos > Leitura #110

A lei que supera o descanso sabático

A lei que supera o descanso sabático só poderia ter sido feita por Deus. Assim, o homem pode respeitar o dia santo sem deixar a caridade de lado.

Créditos: mihailomilovanovic

O que é permitido fazer em dia de sábado?”

O que Jesus realiza aqui hoje é uma declaração de guerra aos seus inimigos cheios de inveja e vaidade. Na sinagoga se encontra um homem de mão seca, que não pode fazer nada com aquela mão, e por isso se torna inválido para muitos serviços de sua época.

Era certamente, tido como um amaldiçoado por ter herdado maldição de seus antepassados, como se pensava em muitos casos como esse. Os fariseus sabem que Jesus pode curá-lo, mas esse não é o foco de seus olhares. Antes, o seu intuito está em atestar que Jesus desrespeita o descanso do sábado ao realizar uma cura. “Eles observavam se o curaria num sábado, a fim de acusá-lo.”

Jesus, irado e triste com o que eles pensavam, chama o homem para o meio, a fim de que todos vissem e, mandando o homem estender a mão, o cura. Antes, porém uma catequese: “Em dia de sábado o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?”. Não tinham resposta.

Jesus nos mostra que não há data e hora marcadas para se fazer o bem, mas todo o momento é tempo de fazer o bem, em detrimento de qualquer lei humana pois o Amor é a lei maior, que aprendemos de Deus e quem ama, não pode ser acusado, porque faz o que Deus quer.

Leia o trecho em Mc 3, 1-6

Na Bíblia cnbb página 1245

Título: Uma cura em dia de sábado

Ordens

Mc 3, 3

Jesus disse ao homem de mão seca: Levanta-te! Vem para o meio!”

Mc 3, 5b

Estende a mão! Ele estendeu a mão, que ficou curada.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não há desculpas que motivem a omissão de um bem a ser feito. Jesus faria ainda que fosse em dia de sábado.

Como posso pôr isso em prática?

Pedindo agora a graça de não desviar o meu olhar de que de mim necessita e que posso ajudar de alguma forma. Seja na oração de intercessão, seja na partilha, seja na ajuda financeira, seja na mão que ajuda a carregar um peso… Senhor dá-me um coração sensível e capaz do bem.