Evangelho de São Marcos > Leitura #180

Pessoas dispostas a trair

Pessoas dispostas a trair são procuradas por Satanás para realizar o mal. Ele as inspira com sua perversão, e usa suas fraquezas como matéria-prima.

Crédito: NKMandic/ Getty Images

“Vieste com espadas e paus para me prender como se eu fosse um bandido.”

E foi com um gesto de carinho, de estima e respeito, e foi com um beijo que Jesus foi traído por Judas. Não era tão simples pôr as mãos em Jesus, já que isso havia sido tentado por muitas vezes sem sucesso. Mas agora, alguém de perto, da intimidade, levava seus inimigos para bem perto de Jesus.

Judas expôs a Jesus e todos os outros apóstolos. Ele abriu uma brecha e Satanás entrou. Assim acontece em nossas paróquias, comunidades, pastorais, grupos, movimentos… O diabo procura alguém que está fragilizado na fé, insatisfeito com as normas e diretrizes, decepcionado com as autoridades, com alguma carência ou vício, e age de forma a usar dessas situações para fazer sua divisão. Precisamos estar atentos para desmascararmos os planos de satanás em tempo, não permitindo assim que ele nos use como bode expiatório enquanto provoca a divisão e a ruína em nosso meio. Vigiai e orai, diz o Senhor.

Leia o trecho em Mc  14,43-52

Na Bíblia CNBB, página 1263

Título: A prisão de Jesus

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Meus gestos de amor para com Jesus devem ser verdadeiros.

Como posso pôr isso em prática?

Sei que ele é bom e tudo me dá por amor, mas quero amá-lo sem nada esperar, porque amá-lo já é minha recompensa.