Evangelho de São Mateus > Leitura #617

A incredulidade

A incredulidade diante da manifestação de Deus é uma perdição. Cidades que foram duramente castigadas por seus pecados terão sentença menos dura que as incrédulas.

A incredulidade

Créditos: esolla / GettyImagens

E tu, Cafarnaum, serás levada até céu? Até o inferno serás rebaixada.”

A incredulidade pode impedir muitas pessoas de entrar na vida eterna, inclusive cristãos! Infelizmente, é possível que alguém veja e toque em muitos milagres e, mesmo assim, não se converta, como é o caso das cidades que Jesus censura. A comparação é forte: “Eu, porém te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu”.

Sabemos que Sodoma foi uma cidade depravadíssima, cujos pecados subiam aos céus e que não se converteu, pelo contrário, insultou os homens de Deus. E Sodoma foi destruída em fogo e enxofre (Cf Gn 19,24-26), mas Cafarnaum viu inúmeros milagres que Jesus, o Filho de Deus realizou e, ainda assim, não se converteu.

Ora, a sentença de Cafarnaum será maior porque seu conhecimento era maior, e o testemunho dado por Deus foi maior e, mesmo assim, não se converteu.

O mesmo vale para nós. Não dá para comparar a responsabilidade de quem conhece a Deus com a de quem não O conhece. A resposta que se espera obedece a lei da proporcionalidade. Na medida em que mais conheço, mais me comprometo, mais me entrego, mais me converto, mais eu amo. A forma como eu respondo hoje, será levada em conta no dia do julgamento.

Leia o trecho em Mt 11, 20-24.

Na Bíblia CNBB; página 1214;

Título: A incredulidade das cidades da Galileia.

Promessas

Mt 11, 22-24

Pois bem: eu vos digo: no dia do Julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos tímida do que vós! E tu, Cafarnaum, serás levada até céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje. Eu, porém te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu.”

Anote em seu diário qual a promessa de Deus para mim e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Crer em Deus é fundamental para a minha salvação. Os sinais que ele realiza são provas de sua fidelidade e amor.

Como posso pôr isso em prática?

Correspondendo à minha vocação, anunciando o Evangelho que me foi confiado para que mais pessoas sejam salvas.