A origem humana de Jesus é a prova de que Ele é um homem histórico, portanto, tudo o que se sabe d’Ele e o que foi realizado por Ele afeta a história.
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.”
Jesus Cristo é um homem histórico, ele tem uma origem humana, porque a divina será revelada pela anunciação do Anjo a Maria. Essa lista enorme de nomes que encontramos no início do Evangelho de São Mateus é simplesmente a prova científica que se tinha naquele tempo para provar a genealogia de uma pessoa, a sua origem. E não era à toa, pois a profecia a respeito do Messias dizia que ele deveria ser da descendência de Davi, “filho de Davi”.
Mateus mostra mais ainda, ele traz, desde Abraão, esta genealogia, e mostra ainda a presença de cinco mulheres, que geralmente não eram contadas nas genealogias. Entre essas mulheres, Maria, a Mãe de Jesus; Raab, que era uma prostituta e pagã; e Betsabeia, que foi mulher de Urias, o Hitita. A genealogia prova, historicamente, que Jesus é aquele que deveria ser segundo a profecia de sua descendência: o Messias.
Leia o trecho em Mt 1,1-17
Na Bíblia CNBB, página 1201
Título: Genealogia de Jesus
Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.
Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Jesus cumpre, na sua genealogia, a profecia a seu respeito. Ele é o Messias esperado.
Como posso pôr isso em prática?
Crer, também com a ajuda da ciência e do estudo, assim como Mateus fez em sua pesquisa genealógica.