Evangelho de São Mateus > Leitura #563

A origem humana de Jesus

A origem humana de Jesus é a prova de que Jesus é um homem histórico, e portanto, tudo o que se sabe dele e o que foi realizado por ele afeta a história.

Créditos: by Getty Images / Liliboas

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze, e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.”

Jesus Cristo é um homem histórico, ele tem uma origem humana também, porque a divina será revelada pela anunciação do Anjo à Maria. Esta lista enorme de nomes que encontramos no início do evangelho de São Mateus é simplesmente a prova científica que se tinha naquele tempo para provar a genealogia de uma pessoa, a sua origem.

E não era a toa, pois a profecia a respeito do messias dizia que ele deveria ser da descendência de Davi, “filho de Davi”.

Mateus mostra mais ainda… Ele traz, desde Abraão, esta genealogia e mostra ainda a presença de cinco mulheres, que geralmente não eram contadas nas genealogias. Entre essas mulheres, Maria, a mãe de Jesus, Raab que era uma prostituta e pagã e Betsabéia que foi mulher de Urias, o Hitita.

A genealogia prova historicamente que Jesus é aquele que deveria ser segundo a profecia de sua descendência: o Messias.

Leia o trecho em Mt 1, 1-17

Na Bíblia cnbb página 1201

Título: Genealogia de Jesus

Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus cumpre na sua genealogia a profecia a seu respeito. Ele é o Messias esperado.

Como posso pôr isso em prática?

Crer, também com a ajuda da ciência e do estudo, assim como Mateus fez em sua pesquisa genealógica.