Evangelho de São Mateus > Leitura #654

Cruz e ressurreição

O trajeto até a vida eterna passa pela cruz e ressurreição. E foi Jesus quem o inaugurou. Portanto, seguir Jesus é aceitar que este caminho nos leva à salvação.

Cruz e ressurreição

Créditos: RomoloTavani / GettyImagens

O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas, no terceiro dia, ressuscitará.

Não foi fácil ouvir Jesus falar em cruz e ressurreição, principalmente, porque Ele falava de Si mesmo.

Jesus inaugurou um caminho para a salvação da humanidade n’Ele mesmo. Esse trajeto, no entanto, passa pela cruz para chegar à ressurreição. Jesus, que morreu uma vez por todas para a remissão dos nossos pecados, convida-nos ao Seu seguimento como Seus irmãos, como Seus amigos.

Porém, nos parece difícil entender como Deus escolheu um caminho tão doloroso para nos salvar, inclusive, submetendo-Se, Ele mesmo, à morte. No entanto, a história da nossa salvação nos garante a veracidade de todas as promessas de Deus. E, por elas, para horar a sua Palavra, Ele não nos abandonou na morte, apesar de ter esse direito, mas, em socorro à nossa fraqueza, enviou Jesus ao mundo.

Agora, esse mesmo Filho do Homem se mostra obediente ao Pai, em seu plano de amor para nossa salvação, sabendo que seu caminho será doloroso.

Entristecidos, os discípulos se abatem com essas notícias, assim como eu, talvez como você, quando nos deparamos com os nossos sofrimentos ou com o sofrimento dos outros e esperamos por uma intervenção de Deus que não vem.

Tenho feito o exercício, muitas vezes, de olhar para o Mistério da Paixão e compreender que o socorro do Pai também demorou a chegar para Jesus. Mas isso estava no plano de amor de Deus. Como se entende isso? Só o amor é capaz de explicar. E que amor? O amor de Deus por mim. O amor de Deus por você!

É tudo por nossa causa; é desconcertante. Simplesmente, somos amados a tal ponto que Deus foi capaz de entregar Seu próprio filho para nos salvar (Cf Jo 3, 16).

Todos nós, de alguma forma, passaremos pela cruz e ressurreição porque é o único caminho para a salvação. Passaremos por ele, ancorados em Jesus, que o inaugurou e garantiu nosso acesso.

Leia o trecho em Mateus 17, 22-23.

Na Bíblia CNBB, página 1223.

Título: Segundo anúncio da Paixão.

Promessas

Mateus 17, 22b-23a

O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas, no terceiro dia, ressuscitará.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática:

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Sou tão amado por Deus que Ele entregou seu Filho para me salvar.

Como posso pôr isso em prática?
Deixar-me amar por Jesus e amá-Lo de volta com todas as minhas forças.