Evangelho de São Mateus > Leitura #657

Na mira da justiça divina

Algumas atitudes podem nos colocar na mira da justiça divina, e são tão graves, que seria melhor morrer antes de cometê-las. Porque o pecado é pior que a morte.

Créditos: RichVintage / GettyImagens

Quem provocar a queda de um só destes pequenos que creem em mim seria melhor que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem no fundo do mar.

Se promovermos a queda, o pecado dos outros, estaremos na mira da justiça divina. Há um santo muito jovem que disse: “Antes morrer do que pecar!” (São Domingos Sávio). Ele entendeu perfeitamente essa exortação de Jesus.

Em outras palavras, se eu for ocasião de queda para alguém, é melhor morrer antes, porque, para mim, será mais vantajoso morrer sem pecar e, depois, ser ressuscitado, do que preservar esta vida e morrer em pecado, não ressuscitando para a vida, mas para a morte eterna.

É uma palavra forte, dura, que causa medo, porque nos perguntamos se, em algum momento, fomos ocasião de queda para as pessoas. E, aliás, nem precisa ser “as pessoas”, basta um só, apenas um. “Quem provocar a queda de um só destes pequenos que creem em mim (…)”.

Se não fosse o perdão e a misericórdia de Deus por nós, não haveria meios de salvação, ninguém conseguiria! Jesus mesmo continua: “Ai do mundo pelas ocasiões de pecado. É inevitável, sem dúvida, que elas ocorram, mas ai daquele que as provoca”.

A orientação:

Mas há ainda uma orientação de Jesus bem pessoal sobre o mesmo assunto: o pecado, a queda:

Se tua mão ou pé te leva à queda, corta e joga fora. É melhor entrares na vida tendo uma só das mãos ou dos pés do que, com duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se o teu olho te leva à queda, arranca-o e joga fora. É melhor entrar na vida tendo um olho só do que, com os dois, seres lançado no fogo do inferno. Cuidado! Não desprezes um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam, sem cessar, a face do meu Pai que está nos céus.”

À primeira vista, parece uma loucura, uma crueldade, mas a Igreja nos ensina a ler esses versículos com atenção e fé, acolhendo como um ensinamento precioso da misericórdia de Deus por nós. Não é uma mutilação física real, mas uma renúncia de vontade, um sacrifício de desejos, uma orientação de decisões voltadas para esses membros, que devem nos levar para o céu e não para o inferno.

Por exemplo:

É melhor nunca mais ver aquele programa de TV, se ele me levar ao pecado, pois, se continuar a ver, vou pecar e fazer com que outros também pequem. O fato é que precisamos levar isso a sério, porque Jesus falou sério: sejamos promotores do Evangelho e não do pecado.

Leia o trecho em Mateus 18,6-11

Na Bíblia CNBB, página 1224.

Título: Não causar a queda dos pequenos

Ordens

Mt 18,8-11

Se tua mão ou pé te leva à queda, corta e joga fora. É melhor entrares na vida tendo uma só das mãos ou dos pés do que, com duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se o teu olho te leva à queda, arranca-o e joga fora. É melhor entrar na vida tendo um olho só do que, com os dois, seres lançado no fogo do inferno. Cuidado! Não desprezes um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam, sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.”

Princípios Eternos

Mateus 18, 6-7

Quem provocar a queda de um só destes pequenos que creem em mim, seria melhor que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem no fundo do mar. Ai do mundo pelas ocasiões de pecado. É inevitável, sem dúvida, que elas ocorram, mas ai daquele que as provoca.”

*Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr em prática:

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem provocar a queda de um só destes pequenos que creem em mim, seria melhor que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem no fundo do mar.”

Como posso pôr isso em prática?
Vigilância para não cair em tentação.