A fonte da sabedoria está em ser discípulo do Reino dos Céus. Ela renderá um tesouro de coisas novas e velhas. Quem poderá alcançá-la?
“Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.”
Qualquer pessoa pode encontrar a fonte da sabedoria, não somente o escriba, mas também o fariseu, o publicano, a prostituta, o cego, o ladrão, porque a sabedoria está em tornar-se discípulo do Reino dos Céus, ou seja, discípulo de Jesus.
A sabedoria de um escriba fica aumentada e completada, no seu discipulado, no Reino dos Céus. Mas uma pessoa que nunca frequentou as escolas rabínicas poderá tornar-se tão sábio quanto qualquer escriba convertido pelo poder da Palavra de Deus em sua vida.
É a abertura para a graça de Deus e a própria providência divina quem acolhe os corações abertos para instruí-los. Jesus dirige essas palavras após o ensinamento das parábolas do Reino, mas quem as ouvirá? Quem as levará em conta? Quem se tornará discípulo?
Leia o trecho em Mt 13,51-52
Na Bíblia, CNBB página 1219
Título: O escriba instruído no Reino
Princípio Eterno
Mt 13,52
“Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.”
Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Conhecer as escrituras e conhecer a Cristo (frase inversa de São Jerônimo que disse: Ignorar as escrituras é ignorar a Cristo).
Como posso pôr isso em prática?
Amar mais e mais a Palavra de Deus e me empenhar em conhecê-la mais profundamente.