Evangelho de São Mateus > Leitura #702

Para cumprir as Escrituras

Para cumprir as Escrituras, Jesus permitiu os acontecimentos injustos e até a traição de Judas. Foi uma grande luta vivida interiormente naquele Horto das Oliveiras, mas Jesus decidiu-se livremente por nós.

#702 Para cumprir as Escrituras

Créditos: PeteWill / Getty Images

Para não levantar suspeitas, a traição de Judas se deu com um gesto de respeito e apreço. Mas Jesus, conhecendo suas intenções, perguntou: “Amigo, para que vieste?”. Jesus o acolhe, mas perguntando de uma maneira bem direta, que propósito alimenta aquele coração.

Logo, Jesus é preso; e Pedro, esse discípulo mencionado, reage com a espada. Mas surpreendentemente para ele, Jesus tem uma resposta desconcertante e mostra que se entrega livremente.

“Jesus, porém, lhe disse: Guarda a espada na bainha, pois todos os que usam a espada pela espada morrerão. Ou pensas que não poderia recorrer ao meu Pai, que me mandaria logo mais de doze legiões de anjos? Mas como se cumpririam então as escrituras, que dizem que isso deve acontecer?”

Cumprir as Escrituras é o grande propósito da vida de Jesus. E por quê? Porque nelas está o plano de salvação que o Pai estabeleceu para nós, e Jesus veio cumpri-lo! O próprio Filho nos ensina que não há nada mais importante do que realizar a vontade do Pai, porque isso é amá-Lo, e não há nada mais importante do que Amar a Deus!

Leia o trecho em Mt 26,47-56

Na Bíblia CNBB, página 1237
Título: Prisão de Jesus

Promessas
Mt 26,52
“Jesus, porém, lhe disse: Guarda a espada na bainha! Pois todos os que usam a espada, pela espada morrerão.”

Ordens
Mt 26, 52
“Jesus, porém, lhe disse: Guarda a espada na bainha! Pois todos os que usam a espada, pela espada morrerão.”

Princípios Eternos
Mt 26,53-56
“Ou pensas que não poderia recorrer ao meu Pai, que me mandaria logo mais de doze legiões de anjos? Mas como se cumpririam então as escrituras, que dizem que isso deve acontecer? Naquela hora, Jesus disse à multidão: Viestes com espadas e paus me prender, como se eu fosse um bandido. Todos os dias, no templo, eu me sentava para ensinar, e não me prendestes. Tudo isso, porém, aconteceu para se cumprir o que está escrito nos profetas.”

Qual a mensagem de Deus para mim?
Realizar a vontade de Deus: não há nada mais importante!

Como pôr isso em prática?
Com atenção e zelo, pedir a graça de sempre fazer a vontade de Deus, começando pelas pequenas coisas.