Evangelho de São Mateus > Leitura #568

Por que tenho que me converter?

Por que tenho que me converter? Minha vida está boa, vou à missa aos domingos, faço minhas orações em casa, nunca roubei, nunca matei, nunca adulterei…

#570Sim, Deus pode me chamar

Créditos: AntonioGuillem / GettyImagens

“Produzi fruto que mostre vossa conversão. Não pensais que basta dizer: ‘Nosso pai é Abraão‘, pois eu digo: dessas pedras Deus pose suscitar filhos para Abraão. ”

Sou um bom cristão. Por que tenho que me converter?

Nos enganamos se achamos que não precisamos de conversão. Por mais engajados que estejamos ou sejamos nas coisas de Deus, por mais que tenhamos caminhado ou sejamos conhecedores da doutrina e da sagrada escritura, todos nós temos que nos converter.

Sim, João Batista disse aos fariseus e saduceus que eram homens da religião, mas que seu coração não pertencia a Deus. Esta é a chave da conversão: o coração. Porque, se a conversão é só a que vemos por fora, essa aparência logo perde a expressão e se torna claramente um teatro, uma falsidade.

Então, não adianta dizer o que fazemos, quantas vezes jejuamos ou vamos à igreja, o que importa é o fruto que brota do coração. Não tem como disfarçar nem improvisar a santidade. Ou a gente é santo porque a nossa vida fala disso ou a gente não é e usamos um disfarce fajuto na tentativa de enganar as pessoas e a nós mesmos, porque a Deus ninguém engana.

Então, como saber a diferença entre quem é e quem finge?

Quem está no processo decidido de conversão não se enche de orgulho nem fica querendo mostrar para os outros o que faz. É humilde, discreto e, mesmo que tenha de coordenar alguma coisa, o faz com amor e docilidade. Não ostenta santidade, pois sabe que ainda não é santo. Sua vida fala de santidade, seus amigos testemunham quem ele é; e em sua própria aparência, tom de voz, olhar, ele transmite Deus.

Quem finge, finge; não sustenta o que diz, é cheio de si e tenta disfarçar humildade com falsa modéstia. Experimente mexer no que esse pseudoconvertido tem ou conquistou e verás do que ele é capaz para manter o que lhe “pertence”!

Por que tenho que me converter? Porque Deus veio cuidar da sua eira e vai ficar só com o trigo, a palha será queimada. Não é difícil perceber nesta pequena parábola o que é a palha e o que é o trigo. O verdadeiro convertido, aquele que se colocou no caminho de Deus e que permanece no processo de conversão — porque encontrou a salvação em Jesus Cristo—, é o trigo. Esse será recolhido no celeiro de Deus. 

Lutemos para ser trigo porque a palha será queimada.

Leia o trecho em Mt 3, 1-12.

Na Bíblia CNBB; página 1203.

Título: João Batista anuncia a proximidade do Reino

Promessas

Mt 3, 10-12

O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada, e jogada ao fogo. Eu vos batizo com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo. Ele trás a pá em sua mão e vai limpar a sua eira. O trigo ele guardará no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga.”

Ordens

Mt 3, 2.8-9

Convertei-vos pois o reino dos céus está próximo”

“Produzi fruto que mostre vossa conversão. Não pensais que basta dizer: ‘Nosso pai é Abraão‘, pois eu digo: dessas pedras Deus pose suscitar filhos para Abraão. ”

Princípios Eternos

Mt 3, 9b
“Pois eu digo: dessas pedras Deus pose suscitar filhos para Abraão.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.