Evangelho de São Mateus > Leitura #653

Preciso ter fé

Para vencer o mal é preciso ter fé, e há males que exigem muita fé para serem vencidos, mas é necessário que essa fé se manifeste pela oração, onde Deus agirá.

Preciso ter fé

Créditos: camaralenta / GettyImagens

Por que nós não conseguimos expulsar o demônio? Ele respondeu: por causa da fraqueza da vossa fé!

Para vencer o mal e o maligno é preciso ter fé, e se há males que exigem muita fé, então a nossa fé não pode ser fraca, ela precisa ser forte. Jesus revelou que aquele menino não foi liberto por seus discípulos por causa da fraqueza da fé dos discípulos. Então, a fé pode ficar mais forte. Mas como?

Quando eu vejo o Evangelho, posso tocar na realidade do crescimento do discipulado dos apóstolos à medida em que eles fazem experiências com Jesus. Seja assistindo milagres e sinais, seja ouvindo suas pregações, seja experimentando em si mesmos as graças e o poder de Deus.

A fé dos discípulos foi crescendo com o passar dos dias, meses, anos, e a cada experiência vivida com Jesus e no serviço do discipulado. A nossa fé pode crescer da mesma forma, pode ficar mais forte! Olhando para o Evangelho e comparando a minha fé com o exemplo que Jesus traz, a tendência é desanimar, mas não.

Eu reconheço a minha fraqueza, mas não desanimo se minha fé é pequena. Se ela chegar ao tamanho de um grão de mostarda, já poderei realizar prodígios em nome de Jesus.

Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá. Nada vos será impossível.” 

Quem conhece um grão de mostarda pode estar pensando, como eu, no tamanho do poder de Deus. Ele diz que nada será impossível para um homem que tem fé do tamanho de um grão de mostarda. Mas o que será daquele que não tem fé? Como vencerá o mal na sua vida e na vida dos seus? Padecerá e perecerá.

Por isso, nós evangelizadores precisamos ser tão íntimos de Deus e confiantes n’Ele, que nossa presença manifeste o poder de Deus que nos envolve, protege e acompanha. As nossas palavras, nossa roupa, nossa postura precisam manifestar a presença de Deus e libertar as pessoas do mal.

Leia o trecho em Mt 17,14-21

Na Bíblia CNBB, página 1223

Título: O menino epilético

Promessas

Mt 17,20b-21

Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá. Nada vos será impossível.”

Ordens

Mt 17,17b

Trazei o menino aqui.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Sua fé tem muito a crescer, arrisque-se mais. Confie mais em si.

Como posso pôr isso em prática?
Senhor, aumenta a minha fé.