Evangelho de São Mateus > Leitura #603

Predileção pelos pecadores

Jesus tem predileção pelos pecadores e pelos doentes. Eles são o alvo principal da ação salvífica de Deus porque são os que mais sofrem.

Predileção pelos pecadores

Daniel Mafra / cancaonova.com

Tendo ouvido a pergunta Jesus disse: ‘Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. De fato, não é a justos que eu vim chamar, mas a pecadores’.”

Esta é uma palavra que enche nosso coração de esperança. Jesus procura os doentes e os pecadores para salvar.

O contexto era Jesus e seus discípulos fazendo uma refeição na casa de Mateus, recém chamado ao seguimento, e muitos cobradores de impostos presentes.

Aquelas pessoas eram muito malvistas por sua profissão e por sua corrupção. Mas Jesus foi para o meio deles, e essa atitude, postura de Jesus, escandalizou os fariseus que questionaram os discípulos de Jesus: Por que o vosso mestre come com os publicanos e pecadores? Tendo ouvido a pergunta Jesus disse: ‘Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes'”.

Os fariseus e muitos de nós precisamos aprender o que significa a misericórdiaIde, pois, aprender o que significa: “Misericórdia eu quero, não sacrifícios”. Somos de Deus, frequentamos a paróquia, a comunidade, a Igreja, mas estamos abertos a acolher aqueles que chega até nós necessitado Deus? Eu estou aberto ou pronto para acolher?

Jesus é capaz de chamar o pecador e de ir ao seu encontro com misericórdia, porque é cheio de misericórdia e de compaixão e repleto do Espírito Santo. Assim também eu quero estar cheio do Espírito Santo, para estar em condições de acolher aqueles que necessitarem de mim.

Leia o trecho em Mt 9, 9-13.

Na Bíblia CNBB; página 1211.

Título: A vocação de Mateus.

Ordens

Mt 9, 9b.13a

Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu.”

Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios.”

Princípios Eternos

Mt 9, 12.13b

Tendo ouvido a pergunta Jesus disse: Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.”

De fato, não é a justos que eu vim chamar, mas a pecadores.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus procura os doentes e os pecadores para salvar.

Como posso pôr isso em prática?

Eu sou o primeiro pecador necessitado da salvação, mas devo ajudar aos outros como puder, para que encontrem a salvação de Jesus Cristo.