Evangelho de São Mateus > Leitura #698

Preparados para celebrar a nova aliança

Os discípulos estavam preparados para celebrar a nova aliança, mas esta preparação não era apenas interior, mas também exterior.

Preparados para celebrar a nova aliança

Crédito: MariuszSzczygiel /GettyImages

Celebrar os pães ázimos, pães sem fermento, significava muito mais que uma tradição, fazia parte da grande memória da libertação do Egito. No entanto, aquela páscoa seria a maior de todas e elevaria o sentido da celebração. Não mais celebrariam a passagem sobre o mar vermelho a pé enxuto. Não mais celebrariam a saída do Egito e de uma exílio de 400 anos.

Agora, a celebração seria da vitória do Filho de Deus sobre o pecado e a morte. Agora, significava a abertura do céu para a humanidade, significava a nova aliança. Os discípulos estavam preparados para celebrar a nova aliança e precisavam preparar o ambiente também. Eles mesmos perguntaram a Jesus:

“Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa? Jesus respondeu: Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: O mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia pascal em sua casa, junto com meus discípulos.”

Nota-se a preocupação de Jesus em preparar bem a celebração.
Por isso não podemos ir de qualquer jeito à santa missa, nem por dentro nem por fora. O coração precisa estar preparado para a nova aliança e o corpo também, com roupas adequadas.

Todos os que servem o altar: sacerdotes, ministros extraordinários da comunhão, equipe litúrgica, leitores, músicos, todos precisam se preparar bem para a celebração. Não estamos vivendo qualquer festa, toda missa é Páscoa, e toda Páscoa é a Páscoa do Senhor.

Leia o trecho em Mt 26,17-19

Na Bíblia CNBB, página 1235-1236
Título: A preparação para ceia

Ordens de Deus
“Jesus respondeu: Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: O mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia pascal em sua casa, junto com meus discípulos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso me preparar cada vez melhor para celebrar a Eucaristia.

Como posso pôr isso em prática?
Preciso me manter em estado de graça e cuidar cada vez melhor do meu serviço como ministro de música.