Evangelho de São Mateus > Leitura #701

Olhos pesados

Os apóstolos tinham os olhos pesados de sono e não puderam vigiar sequer uma hora com Jesus. Na hora em que as coisas se tornam mais difíceis, é quando precisamos estar alertas.

#701 Olhos pesados

Créditos: KatarzynaBialasiewicz / GettyImages

“Ele foi um pouco mais adiante, caiu com o rosto por terra e orou: Meu Pai, se possível, que este cálice passe de mim. Contudo, não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.”

Quando nossos olhos estão pesados, quem já viveu a experiência sabe que é possível dormirmos até em pé. Nossas ideias, nestas condições, ficam embaralhadas, não distinguimos bem a realidade e até nos irritamos com quem quer nos acordar.

Há um sono pesado, espiritual, que chega com força sobre nós em momentos em que, entre outras realidades, o cerca, supera nossas forças.

Jesus, neste momento, chamou seus melhores amigos para vigiar com ele, mas eles dormiram. Jesus revela a fraqueza deles, e nossa também, nesta palavra: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Nossa carne é fraca, e é ela que permite nossos olhos pesados. É nossa natureza humana que foge da dor e que está marcada pelo pecado original.

Três vezes Jesus voltou para ver Seus amigos dormindo ao invés de vigiar com Ele.

A escuridão do Getsêmani quer nos dominar, entorpecer-nos de sono, de medo. Mas como Jesus, somos chamados a enfrentar o pavor e a angústia para realizar a vontade de Deus.

Ele, assumindo nossa natureza, experimentou a tristeza mortal em nosso lugar, pois o sacrifício que estava prestes a oferecer era por nós. Sem uma carne forte, treinada na vontade de Deus, não basta um espírito pronto como o de Pedro. Depois da ressurreição de Jesus e com o Espírito, nós sabemos, os apóstolos foram capazes de testemunhar.

Leia o trecho em Mt 26,36-46

Na Bíblia CNBB, página 1236-1237
Título: A oração no Getsêmani

Ordens
Mt 26,36.38.41.46
“Jesus chegou com eles a uma propriedade chamada Getsêmani e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui enquanto eu vou orar ali.”

“Então lhes disse: Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai comigo!”

“Vigiai e orai para não cairdes em tentação, pois o Espírito está pronto mas a carne é fraca.”

“Levantai-vos, vamos! Aquele que vai me entregar está chegando.”

Princípios eternos
Mt 26, 39-42
“Ele foi um pouco mais adiante, caiu com o rosto por terra e orou: Meu Pai, se possível, que este cálice passe de mim. Contudo, não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.”

“Vigiai e orai para não cairdes em tentação, pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca. Jesus afastou-se pela segunda vez e orou: “Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu beba, seja feita a tua vontade!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Minha carne não está suficientemente treinada na vontade de Deus para obedecer assim, para testemunhar assim. Ainda tenho olhos pesados.

Como posso pôr isso em prática?
Antes de oferecer um grande sacrifício, é preciso treinar nos pequenos. Pequenas mortificações de cada dia.