Evangelho de São Mateus > Leitura #651

Presença incomparável

A presença incomparável de Jesus move os corações a uma experiência inesquecível. Tal é a sua força de atração,  quem a experimenta deseja permanecer.

Presença incomparável

Créditos: SilviaJansen / GettyImagens

Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.

Jesus tem uma presença incomparável. Nenhuma outra presença, nos seus discípulos, causa tamanha força de atração. Quando Jesus se transfigurou, suas vestes ficaram brancas como ninguém poderia alvejar; e seu rosto brilhando como o sol. Ainda apareceram o patriarca Moisés, representando a lei e Elias, representando os Profetas. Para os apóstolos, que acompanhavam Jesus no momento, era algo grandioso demais. O sentimento no coração de Pedro, Tiago e João era: É bom ficarmos aqui…”

Eles queriam ficar ali, ficar com Jesus, ficar na sua companhia e presença incomparáveis. Quando veio a nuvem que os cobriu, e dela ressoou a voz do Pai, um temor apoderou-se deles e caíram com rosto por terra e ficaram muito assustados. Fico imaginando a cena, Jesus com um rosto brilhante como o sol. Não dava para ver, de tanta luz! E as vestes tão brancas como jamais se viu. Dois homens que haviam morrido há séculos agora aparecem ao lado de Jesus e conversam com Ele. Como se não bastasse, a voz do Pai celeste se faz ouvir. É de tremer mesmo!

Os apóstolos caíram por terra, prostrados e muito assustados. Acho que eu morreria! Eles tiveram contato com a glória de Deus em Jesus transfigurado. Eles puderam compreender o poder de Jesus sobre a vida e a morte, quando puderam ver Moisés e Elias ao lado de Jesus vivos. Eles tiveram contado com o Espírito Santo manifestado pela nuvem e com o Pai, com sua voz inconfundível, ainda que jamais ouvida por eles.

É sábio quem teme e treme diante deste mistério tão grandioso. O Pai do céu é tão santo, que a reação dos apóstolos ao ouvi-Lo é imediata e inevitável: curvar-se com temor e tremor. Graças à grande misericórdia do Pai, Ele nos deu Jesus como irmão e Senhor, para que, santificados por Ele e preparados neste mundo por Sua Páscoa, pudéssemos, um dia, encontrá-Lo no Céu e vê-Lo face a face tal como Ele é.

Imagine! Não consegue, não é? Ninguém consegue! Está muito acima de nós. No entanto, Jesus o mereceu em nosso favor.

Leia o trecho em Mt 17,1-9

Na Bíblia CNBB, página 1223.

Título: A transfiguração

Ordens

Mt 17,5b.7.9

Escutai-o!”

Jesus se aproximou, tocou neles e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.”

Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: Não faleis e ninguém desta visão, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos.”

Princípios eternos

Mt 17,5a

Ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. Este é o meu Filho amado, nele está meu pleno agrado.”

Qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática?

Qual é mensagem de Deus para mim hoje?

Há um misto de desejo e temor em meu coração. Deu vontade de ver Deus Pai, mas também deu medo.

Como posso pôr isso em prática?

Permanecer em Deus, em Seus caminhos, vivendo de acordo com os ensinamentos do Evangelho e a orientações da Igreja.