Evangelho de São Mateus > Leitura #633

Ser joio ou trigo é uma escolha de vida

Quando Jesus explica a parábola do Joio, aprendemos que ser joio ou trigo é uma escolha de vida, enquanto caminhamos para a colheita no fim dos tempos.

Créditos: Julia Klueva / GettyImagens

A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno.

A revelação contida na parábola do joio e do trigo nos coloca diante de uma escolha: Sermos de Deus, pertencermos a Deus ou pertencermos ao Maligno.

Jesus explica bem como as coisas estão dispostas: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos”.

O que Deus semeou é bom, 100% bom, mas o inimigo, o diabo, semeou o mal no campo. Infelizmente, muitos começaram a reproduzir o mal. Se colocarmos um microscópio no campo, veremos cada pessoa semeada com ambas as sementes, que crescem conforme as alimentamos conforme nos decidimos por Deus ou pelo diabo.

Parece claro que devemos nos decidir por Deus, mas não é bem assim. Carregamos uma inclinação para o mal, que é fruto dessa semente de joio (pecado) que nos atingiu. Ela nos leva a uma postura contra Deus e seus desígnios, rejeitando Sua sabedoria e mandamentos, buscando a própria vontade e prazer. Em uma palavra: idolatria!

A idolatria mais perigosa:

Essa idolatria é a mais perigosa de todas por ser a mais fácil de nos enganar. É a mesma idolatria de Adão e Eva, a idolatria de si mesmos! Eles queriam ser deuses, conhecedores do bem e do mal. Sutil em algumas pessoas, enorme em outras, mas presente em todos, a idolatria é o miolo da semente do joio! Ela precisa ser destruída.

A humildade é a nossa grande aliada. Ela nos permite adorar a Deus de todo o coração. Esse que é o maior de todos os mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas”, é também a libertação de todo o joio! Por que “não dá para servir a dois senhores” (cf. Mt 6,24).

Nossa decisão tem um limite: a nossa vida neste mundo. Uma vez colhido, o joio ou trigo têm seu destino definidos para sempre. O que queremos ser então? Para onde se projeta a nossa vida? Ser joio ou trigo é uma escolha de vida.

Leia o trecho em Mt 13,36-43

Na Bíblia CNBB, página 1218

Título: Explicação da parábola do Joio

Promessas

Mt 13,40-43

Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticaram o mal; depois serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.”

Princípios eternos

Mt 13,37-39

Ele respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio, são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Enquanto tenho tempo, preciso ser trigo e permanecer como trigo de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

A começar pela humildade, adorar a Deus e seguir os seus preceitos. Permanecer no caminho do Senhor até que ele venha.