Evangelho de São Mateus > Leitura #631

Só vê o Reino dos Céus quem tem fé

Só vê o Reino dos Céus quem tem fé, pois as suas realidades são sobrenaturais. A fé revela aquilo que a nossa inteligência não explica nem compreende.

Só vê o Reino dos Céus quem tem fé

Créditos: Ramon Ivan Moreno Prieto / GettyImagens

O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até que tudo ficasse fermentado.

As parábolas do “grão de mostarda” e do “fermento” fazem parte de uma explicação a respeito do Reino dos Céus que Jesus começou lá na parábola do semeador. 

Aqui, no entanto, se trata do seu crescimento extraordinário e de sua capacidade de fermentar, de difundir-se, de misturar-se transformando as realidades que toca. Quem já viu um grão de mostarda não pode imaginar o pé de mostarda grande, saindo daquele grãozinho, mas isso acontece! E é justamente assim que o Reino dos Céus cresce, de maneira extraordinária, quando ninguém pensa nessa possibilidade. Ele que começou tão pequeno no ventre de Maria, agora, se manifesta grande, na Igreja. 

E o que dizer do fermento? Ele se mistura — ou como o evangelho diz, “esconde” —, na massa e se mistura até toda massa estar fermentada. O fermento some, mas a massa manifesta o seu efeito através do crescimento. 

Assim é o Reino dos Céus, ele começa pequeno, mas seu poder é grande. Atinge os corações e, de alguma forma, se multiplica, contagia as pessoas que aderem a fé. Sem o uso da força, na simplicidade, crescendo de dentro para fora, conquistando um reinado que começa no coração do homem. E só vê o Reino dos céus quem tem fé para acreditar que essas realidades nos dizem respeito e que Ele veio para nós.

Leia o trecho em Mt 13, 31-33

Na Bíblia CNBB; página 1218.

Título: O grão de mostarda e o fermento.

Princípios Eternos

Mt 13, 31-33

Jesus apresentou-lhes outra parábola ainda: O Reino dos Céus é como um grão de mostarda quem alguém pegou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior que as outras hortaliças e se torna um arbusto, a tal ponto que os pássaros do céu vêm fazer ninhos em seus ramos.

E contou-lhes mais um parábola: O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até que tudo ficasse fermentado.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O Reino de Deus crescerá sempre, ainda que eu não creia. No entanto, eu creio.

Como posso pôr isso em prática?

Viver por conta dessa realidade, acreditando no Reino de Deus e consagrando a minha vida a Deus.