Será que estamos dispostos a trocar tudo para ficar com Deus? Se tivermos uma fé autêntica certamente sim, mas sem nos apegarmos as coisas daqui.
“Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.”
Que promessa! E que princípio Eterno! Uma exigência de distinção de valores essencial para nós: trocar tudo para ficar com Deus! Nem o amor dos pais, nem o amor dos filhos, nem qualquer outro amor pode estar acima do amor a Deus. E Jesus é muito claro e objetivo para com aqueles que o querem seguir: “Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim”.
É por causa disso que Jesus afirma: “Não penseis que vim trazer a paz à terra! Não vim trazer a paz, mas sim, a espada. De fato, vim pôr oposição entre o filho e seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra, e os inimigos serão os próprios familiares”.
A decisão de seguir Jesus fielmente é a espada que divide, numa casa, os corações que se voltam para Ele. Enquanto a paz entra no coração de quem se volta para Deus, a guerra acontece contra este por aqueles que ainda estão presos a este mundo.
A conversão
Quando alguém se converte a Deus numa casa em que não há cristãos, a primeira resistência, os primeiros conflitos são travados justamente com que mora junto. As pessoas não aceitam a conversão total ao cristianismo porque o cristão autêntico incomoda por seu testemunho, sua firmeza de fé e sua postura moral.
Falar de Deus para quem nos conhece é também uma tarefa dificílima e extremamente exigente, porque o conhecimento prévio de nossa identidade tem que ser superado pelo conhecimento do homem e da mulher nova no qual nos tornamos em Jesus Cristo. Ainda assim, a resistência pode ser feroz, agressiva, tal como se sentiram ofendidos ou incomodados por nossa nova vida em Deus.
O que cabe a mim é crescer no relacionamento com o Senhor, a ponto de ter a coragem de trocar tudo para ficar com Deus. Ah, Senhor, dai-me a graça!
Leia o trecho em Mt 10, 34-39
Na Bíblia CNBB; página 1213.
Título: Não a paz, mas a espada.
Promessas
Mt 10, 39
“Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.”
Princípios Eternos
MT 10, 34-39
“Não penseis que vim trazer a paz à terra! Não vim trazer a paz, mas sim, a espada. De fato, vim pôr oposição entre o filho e seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra, e os inimigos serão os próprios familiares.
Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim.
Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para mim e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Sou chamado e eleito de Deus.
Como posso pôr isso em prática?
O que cabe a mim é crescer no relacionamento com o Senhor, a ponto de ter a coragem de trocar tudo para ficar com Deus. Ah, Senhor, dai-me a graça!