1ª Carta a Timóteo > Leitura #270

Ter amor e paciência com quem mais precisa

Ter amor e paciência com quem mais precisa sempre foi uma prioridade na Igreja.

#270O amor e a paciência com quem mais precisa

Crédito: greenleaf123 by GettyImages

Quem não cuida dos seus, principalmente dos de sua casa, renegou a fé e é pior que um infiel.

Tamanha é a importância do idoso e da viúva para a Igreja. Não só naquela época da igreja primitiva, mas hoje, sobretudo no Brasil, há inúmeros projetos e pastorais paroquiais, diocesanos e até em níveis maiores voltados para os mais necessitados e vulneráveis. É justamente por conta desta vulnerabilidade social que estes grupos sempre foram os mais assistidos pela Igreja. Porém, cabe à família a primeira responsabilidade de cuidar dessas pessoas com dignidade, e se forem cristãos, é uma obrigação, sob o risco de causar escândalo quem não o faz.

Se formos aos asilos por aí, veremos o escândalo com rosto, nome e sobrenome. Pessoas abandonadas por seus familiares, por filhos, por pais, irmãos… isso não lhe diz nada? Não o incomoda?

É preciso ter amor e paciência

Não estou pregando aqui para que você vá adotar algum idoso abandonado pela família, estou pregando para que não abandone o seu idoso e lhe conceda a honra que merece como ancião da família, sendo assim um testemunho para outras famílias, apesar dos sacrifícios, apesar das enfermidades, do pouco dinheiro, das noites sem dormir ou mal dormidas.

Gratidão! Esta palavra deve ocupar nosso coração sempre que estivermos com nossos idosos. Olhando para eles, veremos nosso passado e nosso futuro com a possibilidade de melhorar ou, ao menos, imitar suas boas obras, e, com esperança, aguardar a vida eterna se dele formos merecedores.

“A um mais velho não se repreende, aconselha como a um pai; aos irmãos moços, como a irmãos; às idosas, como a mães; às mais jovens, como a tuas irmãs, com toda castidade.”

O jeito de tratar as viúvas também deve ser observado, assim como a atenção às suas necessidades sobretudo se forem muito jovens.

As ordens dadas a Timóteo são orientações pastorais bem definidas para que a comunidade cristã primitiva caminhe na retidão e harmonia para que ninguém se favoreça de sua condição para obter vantagens e viver ‘encostado’ nos irmãos.

Leia o trecho em I Tm 5,1-16

Na Bíblia CNBB, página 1463-1464

Título: Idosos e viúvas

Ordens

I Tm 5, 1-4.7.9-16

“A um mais velho não se repreende, aconselha como a um pai; aos irmãos moços, como a irmãos; às idosas, como a mães; às mais jovens, como a tuas irmãs, com toda castidade.”

“Honra as viúvas – as que o são propriamente. Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a praticar a caridade com seus próprios familiares, e, portanto aprendam a retribuir aos pais o que deles receberam. Isto é agradável a Deus.”

“Insiste nestes pontos para que elas sejam irrepreensíveis.”

“Seja inscrita no grupo das viúvas somente aquela que tiver não menos que sessenta anos, tenha casado uma só vez e seja conhecida por suas boas obras, a saber: soube educar seus filhos, foi hospitaleira, lavou os pés dos santos, socorreu as pessoas com dificuldades e dedicou-se a todo tipo de boa obra. Não admitas viúvas jovens, pois estas, quando seus desejos se afastam de Cristo, querem se casar de novo, então merecem censura por faltarem com o compromisso antes assumido. E ainda, vivendo na ociosidade, acostumam-se a ir de casa em casa, não apenas como ociosas, mas também como faladeiras e fofoqueiras, falando o que não convém. Por isso quero que as viúvas jovens se casem, tenham filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião para críticas. Pois alguns já se extraviaram seguindo satanás.

Se algum fiel tem viúvas sob seus cuidados, que lhes dê assistência, de modo que a comunidade não fique sobrecarregada, e assim possa assistir as verdadeiras viúvas.”

Princípios eternos

I Tm 5,6.8

“Quanto àquela que se entrega aos prazeres, já morreu, embora ainda esteja viva.”

“Quem não cuida dos seus, principalmente dos de sua casa, renegou a fé e é pior que um infiel.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Cuida dos teus idosos e viúvas, dá testemunho para o mundo e serás agradável a Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Honrar meus pais mais que já faço. Cuidar de um necessitado próximo a mim com alguma assistência que eu possa lhe oferecer.