Evangelho de São Mateus > Leitura #669

Um lugar especial

Querer um lugar especial no Reino dos Céus pode não ser tão simples quanto pensamos. Talvez, não saibamos o que estamos pedindo, pois o Reino tem regras diferentes.

Um lugar especial

Créditos: Trifonov_Evgeniy / GettyImagens

Ele perguntou: ‘Que queres?’ Ela respondeu: ‘Manda que esses meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Jesus disse: ‘Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?’. Eles responderam: ‘Podemos’. ‘Sim, declarou Jesus, do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem o meu Pai o preparou’.

Um lugar especial ao lado de Jesus, sentado à direita e à esquerda, acima dos outros e lado a lado com o Mestre é muita ambição. De fato, Jesus declara que eles não sabem o que estão pedindo, principalmente porque terão que beber do cálice de Jesus, de sabor desconhecido até aquele momento.

Imagino que os corações dos outros apóstolos ficaram perturbados, sentindo-se traídos. Aquele pedido os irritou e deve ter provocado ciúmes e inveja em seus corações, afinal, quem não quer esse privilégio? E se Jesus aceitasse o pedido? Imagino que Pedro, o líder até aquele momento, deve ter ficado ainda mais bravo com a situação. Mas Jesus nos ensina que nossos pensamentos de grandeza e privilégio são equivocados, pois estamos pensando como o mundo e não como no Evangelho.

Jesus, porém, chamou-os e disse: ‘Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes as fazem sentir seu poder. Entre vós, não deverá ser assim: Quem quiser ser o maior dentre vós seja aquele que vos serve, e que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos.”

A realidade deste mundo, contudo, coloca-nos diante de decisões todos os dias, para as quais precisamos equilibrar nossa resposta à tirania dos grandes e a nossa própria ambição diante do Evangelho que nos é proposto.

Como Jesus conseguiu viver essa realidade diante das autoridades do seu tempo? Tanto os chefes dos Judeus como dos romanos tinham autoridade sobre Jesus, mas não o oprimiam. Jesus sempre foi livre para fazer a vontade de Deus. Ele dava a César o que era de César; e a Deus o que era de Deus. Tomar cuidado com o que vamos pedir é sabedoria. Podemos estar almejando um lugar especial no reino errado, que não é o Reino de Deus.

Leia o trecho em Mt 20,20-28.

Na Bíblia CNBB, página 1227.

Título: O pedido dos filhos de Zebedeu

Promessas

Mt 20,23

Sim, declarou Jesus, do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem o meu Pai o preparou.”

Ordens

Mt 20, 25-27

Jesus, porém, chamou-os e disse: Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes as fazem sentir seu poder. Entre vós, não deverá ser assim: Quem quiser ser o maior dentre vós seja aquele que vos serve, e que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo.”

Princípios Eternos

Mt 20, 21-22.26b-28

Ele perguntou: que queres? Ela respondeu: Manda que esses meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus disse: Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Eles responderam: podemos.”

Quem quiser ser o maior dentre vós seja aquele que vos serve, e que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Que lugar especial eu tenho cobiçado? Será que eu sei o que estou pedindo a Deus? Tenho recorrido ao Espírito Santo para discernir?

Como posso pôr isso em prática?

Orar pedindo o Espírito Santo para que eu tenha o discernimento correto na oração e a direção para minha vida.