Evangelho de São Mateus > Leitura #696

Unção profética

Uma unção profética aconteceu em Betânia, enquanto Jesus estava sentado à mesa com Seus discípulos.

Unção profética

Crédito: Prostock-Studio/ Getty Images

“Ela derramou este perfume no meu corpo em vista do meu sepultamento. Em verdade vos digo: ‘Onde for proclamado este evangelho, no mundo inteiro, será mencionado também, em sua memória, o que ela fez!’”

Esta mulher, segundo o Evangelho de São João, chama-se Maria, e também, segundo o Evangelho de São João, ela é a irmã de Lázaro. A unção profética de Betânia também é narrada por São Lucas, num contexto diferente, mas numa ação muito parecida. Lá, essa mulher é uma pecadora arrependida, que demonstrou muito amor porque foi perdoada de muitos pecados.

Olhando para o acontecimento de Bethânia e para a declaração de Jesus, vemos que a unção profética se realiza pelas mãos dos pecadores. São os pecadores perdoados que derramam suas lágrimas de amor. São os pecadores perdoados que ungem com perfume, são eles que beijam os pés de Jesus.

Jesus diz que este gesto jamais será esquecido. O amor feito a Jesus diretamente jamais será esquecido por Ele. A gratidão manifestada a Jesus jamais será esquecida por Ele.

Leia o trecho em Mt 26,6-13
Na Bíblia CNBB, página 1235.
Título: A unção de Betânia

Promessas
Mt 26,12-13
“Ela derramou este perfume no meu corpo em vista do meu sepultamento. Em verdade vos digo: onde for proclamado este Evangelho, no mundo inteiro, será mencionado também, em sua memória, o que ela fez.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Quanto amor tenho demonstrado a Jesus? Os gestos de amor Jesus não esquece.

Como posso colocar isso em prática?
Na adoração, demonstrar meu coração aberto para Jesus. Falar de meus sentimentos, colocar-me aos seus cuidados.