“Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres”. (Gálatas 5,1a)

12anosescravo

Hoje quero partilhar um filme que assisti recentemente “12 anos de escravidão”, ganhador de 3 troféus do Oscar 2014 nas seguintes categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Além de ter sido indicado nas categorias: melhor ator (Chiwetel Ejiofor), melhor diretor, melhor figurino, melhor edição e melhor desenho de produção. Baseado em fatos reais, o filme situa-se em meados dos anos 1800, onde um homem que vive em Nova York é raptado e vendido como escravo no sul do país. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) vive 12 anos como escravo, nos quais aprende e vive intensamente os desafios e traumas da escravidão.

Em minha opinião, não é um filme “água-com-açúcar” pra assistir comendo pipoca (e enrolando o cabelo), mas sim, um recorte audiovisual do vergonhoso modus operandi dos regimes escravocratas, sobretudo, seus reflexos nos tempos atuais. Não irei comentar o filme agora (pretendo fazer isso nas próximas publicações). Assim, por enquanto, recomendo que você assista e reflita sobre os reais impactos de um chicote em um corpo nu, na alma e na história.

Finalizo com a citação, onde o tema escravidão é abordado no Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2414, onde diz que “o sétimo mandamento proíbe os atos ou empreendimentos que, por qualquer razão que seja, egoísta ou ideológica, mercantil ou totalitária, levam a escravizar seres humanos, a desconhecer sua dignidade pessoal, a comprá-los, a vendê-los e a trocá-los como mercadorias. É um pecado contra a dignidade das pessoas e contra seus direitos fundamentais reduzi-las, pela violência, a um valor de uso ou a uma fonte lucro. São Paulo ordenava a um patrão cristão que tratasse seu escravo cristão “não mais corno escravo, mas como um irmão(…), como um homem, no Senhor” (Fm 16).

ico-video Trailer oficial (dublado)

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2024544
Site Oficial: http://www.12yearsaslave.com

Gênero: Drama
Direção: Steve McQueen
Roteiro: John Ridley, Steve McQueen
Elenco: Alfre Woodard, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o, Michael Fassbender, Paul Dano, Paul Giamatti, Sarah Paulson
Produção: Anthony Katagas, Brad Pitt, Dede Gardner, Steve McQueen
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 134 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Estúdio: New Regency Pictures / Plan B Entertainment / River Road Entertainment
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos (Brasil)

 


Ops! Este filme ainda não está disponível.

Aproveite e assista agora, na íntegra: “Bakita, a Santa” (dublado) 

[►] http://youtu.be/d9FEeLyEqJY


 

“Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão”. (Gálatas 5,1b)

 

Veja também:

Siga @CleberRodrigues
Comunidade Canção Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *