1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #735

Acima de tudo, vou me apegar a Deus

Se a figura deste mundo passa, acima de tudo, vou me apegar a Deus. Sem abreviar a vida e sabendo que o tempo se abreviou, viver sem apegos, tendo tudo e sendo livre!

#735Acima de tudo vou me apegar a Deus

Crédito: Imgorthand by GettyImages

Eu digo irmãos: o tempo abreviou-se.”

Continuando a Carta aos Coríntios, Paulo dá um conselho e não uma ordem, uma opinião sobre as pessoas virgens e solteiras.

Paulo, que era celibatário, aproveitava todo o seu tempo para anunciar o evangelho e, com liberdade, ia e vinha, totalmente entregue à missão. Ele desejava que todos fossem assim. A fé de que Jesus voltaria logo era tanta que até aconselhou as pessoas a não se casarem para poupá-las de tribulações, mas não apenas isso! Veja o que ele escreve:

Eu digo, irmãos: o tempo abreviou-se. Então, que, doravante os que tem mulher vivam como se não tivessem mulher; os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres como se não estivessem alegres; os que fazem compras como se não estivessem adquirindo coisa alguma, e os que tiram proveito do mundo como se não aproveitassem. Pois a figura deste mundo passa.”

Tal era a expectativa que o cristão daquele tempo vivia, que a sua vida era realmente uma vigilância. E, para nós, não deve ser diferente! Porque se Jesus não veio para todos naquele tempo, todos foram até Ele por sua páscoa particular, pela morte. Então, para nós, vale a mesma regra! Sobretudo agora em nosso tempo, em que a Igreja tem orientações bem mais concretas sobre os assuntos da atualidade, de modo que a nossa fé brilhe em meio às trevas, sem perder a expectativa e a vigilância quanto a vinda do Senhor.

A sua vinda está bem mais perto agora do que há dois mil anos. E para aqueles que acham que Ele nunca virá, os sinais estão aí, espalhados pela história atual, dando todas as pistas de que Ele está às portas. No entanto, se não vier para a nossa geração, a nossa geração ira até Ele. E como vamos nos apresentar diante de Deus?

Cada um responda por si mesmo. E para os descrentes e ateus um alerta: se Deus não existe, os cristãos não perdem nada por viver uma fé tão digna e que realiza um bem imenso à humanidade, mas, se Deus existe (e Ele existe e vive), os ateus perderam tudo.

Leia o trecho em I Cor 7, 25-35.

Na Bíblia CNBB; página 1406.
Título: Os não-casados e noivos.

Ordens

I Cor 7, 29-31

Eu digo, irmãos: o tempo abreviou-se. Então, que, doravante os que tem mulher vivam como se não tivessem mulher; os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres como se não estivessem alegres; os que fazem compras como se não estivessem adquirindo coisa alguma, e os que tiram proveito do mundo como se não aproveitassem. Pois a figura deste mundo passa.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Na condição de casado, de pai de família, preciso viver e levar a minha família a viver como se não houvesse amanhã, pois Jesus pode voltar hoje.

Como posso pôr isso em prática?

Vigilância na oração, desapego material, caridade e evangelização.