1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #719

O cristão não se envergonha da cruz

O cristão não se envergonha da cruz; ela foi o meio escolhido por Deus para nos salvar. A cruz e o crucifixo são as mais lindas expressões da fé cristã.

#719O cristão não se envergonha da cruz

“A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus.”

Atualmente, apesar de muitas pessoas usarem a cruz e o crucifixo como um simples adereço e até amuleto, esses símbolos da fé cristã estão muito além disso. São sinais externos de comprometimento na fé cristã e, sobretudo, católica.

Tanto é verdade que, em nosso país, há um movimento de intelectuais para que se tirem os crucifixos e as cruzes dos locais públicos, para que não tenha nenhuma identificação como ambiente cristão católico, para não excluir aqueles que professam outras religiões.

De qualquer maneira, a cruz vai muito mais além dos sinais externos. Aceitar a ‘pregação da cruz’ é aceitar que Deus e o Filho de Deus, Jesus Cristo, escolheram a cruz como meio para revelar a plenitude de Seu amor e de Sua glória aos homens! Escândalo para os Judeus e para qualquer intelectual que defina Deus como Onipotente, Onipresente e Onisciente. Loucura para os pagãos e qualquer outra pessoa não cristã, porque Deus não pode morrer para mostrar sua força.

Mas não foi assim que Deus quis se revelar. Essa é a diferença dos Cristãos e a razão pela qual seguimos o Cristo Crucificado e Ressuscitado. Justamente porque Sua promessa passa pela cruz e alcança a glória na ressurreição. Um mistério pascal, de passagem: Paixão, Morte e Ressurreição. Deus mostra a plenitude de todo Seu amor e toda Sua glória em um único ato em três dias, assim como Deus é único em três pessoas.

De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer Deus pela sabedoria, mas pela loucura da pregação. […] Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus” (I Cor 1, 21. 24).

Leia o trecho em I Cor 1, 18-31

Na Bíblia CNBB; página 1400-1401.
Título: A pregação da Cruz e a sabedoria.

Promessas

I Cor 1,29

Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus.”

Ordens

I Cor 1,31b

Quem se gloria, glorie-se no Senhor.”

Princípios Eternos

I Cor 1,21-25.27-28.30-31

De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer Deus pela sabedoria, mas pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que creem. Pois tanto os judeus pedem sinais, quanto os gregos buscam a sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.”

Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que era para o mundo fraqueza, Deus escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa.”

É graças a ele que vós estás em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, quem se gloria, glorie-se no Senhor.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A cruz de Cristo não é loucura nem escândalo para aquele que crê! É, antes, sabedoria de Deus e força de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Seguir o ensinamento de Cristo, assumindo também a minha cruz diária e sendo conformado a Ele, alcançando a Sabedoria e a Força em Deus.