1ª Carta aos Tessalonicenses > Leitura #240

A fé exemplar dos Tessalonicenses

A fé exemplar dos Tessalonicenses marcou a história da igreja primitiva e nos questiona hoje, diante dos desafios deste momento histórico: como vai a sua fé em Jesus Cristo?

“Damos sempre graças a Deus por todos vós.”

Como é comum em suas cartas, Paulo saúda os Tessalonicenses com muito apresso, pois esta comunidade dá grande testemunho de fé que alegra a igreja inteira ecoando até entre os pagãos. Esta é a primeira carta que o apóstolo escreve a uma comunidade, aliás, este é o primeiro escrito do novo testamento. Até então a igreja só pregava a palavra e animava as comunidades, mas aqueles que conviveram com Jesus ou com os apóstolos dele ainda não haviam escrito nada sobre a fé em Jesus até esta carta.

Ora os estudiosos dizem que esta carta foi escrita no ano 50dc. Portanto, vê-se muito da tradição da Igreja sustentando a fé nestes primeiros anos de Cristianismo, até começarem os escritos como as cartas de São Paulo e os evangelhos até chegar ao Apocalipse de São João. Não havia bíblia, era a fé fundamentada na tradição apostólica e no magistério ordenado. Aliás, passariam-se muitos séculos até que a bíblia pudesse existir nas mãos das pessoas, mas a fé, permanecia inabalável.

Os Tessalonicenses são exemplo de fidelidade e esperança em Cristo Jesus e assim como os Colossenses, apesar das fraquezas, exalam o bom perfume da fé.

Leia o trecho em I Ts 1, 1

Na Bíblia cnbb página 1453-1454

Título: Saudação e ação de graças

Promessas

I Ts 1, 10

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A fidelidade cristã sempre constrói, sempre edifica e agrada o coração de Deus. É uma das virtudes mais apreciadas em nossa fé.

Como posso pôr isso em prática?

Sendo fiel àquilo ao qual já estou comprometido.