1ª Carta aos Tessalonicenses > Leitura #240

A fé exemplar dos Tessalonicenses

A fé exemplar dos Tessalonicenses marcou a história da Igreja primitiva e nos questiona, hoje, diante dos desafios deste momento histórico: como vai a sua fé em Jesus Cristo?

#240A fé exemplar dos Tessalonicenses

Créditos: ArvaCsaba by GettyImages

“Damos sempre graças a Deus por todos vós.”

Como é comum em suas cartas, Paulo saúda os Tessalonicenses com muito apresso, pois esta comunidade dá grande testemunho de fé que alegra a Igreja inteira ecoando até entre os pagãos. Esta é a primeira carta que o apóstolo escreve a uma comunidade, aliás, este é o primeiro escrito do Novo Testamento. Até então, a Igreja só pregava a palavra e animava as comunidades, mas aqueles que conviveram com Jesus ou com os apóstolos dele ainda não haviam escrito nada sobre a fé em Jesus até esta carta.

Ora, os estudiosos dizem que esta carta foi escrita no ano 50dc. Portanto, vê-se muito da tradição da Igreja sustentando a fé nestes primeiros anos de Cristianismo, até começarem os escritos como as cartas de São Paulo e os evangelhos até chegar ao Apocalipse de São João. Não havia Bíblia, era a fé fundamentada na tradição apostólica e no magistério ordenado. Aliás, passariam-se muitos séculos até que a Bíblia pudesse existir nas mãos das pessoas, mas a fé permanecia inabalável.

Os Tessalonicenses são exemplo de fidelidade e esperança em Cristo Jesus, e assim como os Colossenses, apesar das fraquezas, exalam o bom perfume da fé.

Leia o trecho em 1 Ts 1,1

Na Bíblia CNBB, página 1453-1454

Título: Saudação e ação de graças

Promessas

1 Ts 1,10

“e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente.*”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A fidelidade cristã sempre constrói, sempre edifica e agrada o coração de Deus. É uma das virtudes mais apreciadas em nossa fé.

Como posso pôr isso em prática?

Sendo fiel àquilo com o qual já estou comprometido.