1ª Carta aos Tessalonicenses > Leitura #246

A santidade está a seu alcance

A santidade está a seu alcance, está ao nosso alcance. Ela é possível porque Deus nos dá o seu Espírito Santo e todo aquele que pede, recebe!

 

“A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual. “

Em outras traduções se lê: A vontade de Deus é a vossa santificação. Particularmente eu prefiro a palavra ‘santificação’ do que o ‘que sejais santos’, porque a santificação vai acontecendo dia após dia num processo que me fará santo um dia, enquanto que dizer: que sejais santos, deduz uma santidade mais urgente e que por vezes, as pessoas não tem forças para corresponder. Para alguns isso pode gerar uma acomodação pois se estou me santificando, quer dizer que ainda não sou santo e por isso estou no processo e neste processo, acontecem muitas concessões… que acabam por me fazer pecar. Contudo acredito na seriedade de uma decisão que ao mesmo tempo é realista e humilde para perceber que há um longo caminho pela frente, mas que estou avançando a cada dia na minha santificação.

O padre Jonas ensina que devemos ser mais santos hoje do que ontem e menos que amanhã. Assim a nossa santificação acontece de fato e não nos acomodamos em nossas fraquezas arrumando desculpas para os nossos erros e pecados. Aqui e em toda a Bíblia, a santidade está relacionada a pureza e logicamente, oposta da impureza e da imoralidade sexual. E é a um matrimônio ungido que fomos chamados , e para rejeitar as propostas dos pagãos que não conhecem as Deus.

Leia o trecho em I Ts 4, 1-8

Na Bíblia cnbb página 1455

Título: Exortação para a vida Cristã

Ordens

I Ts 4,1-2. 4-6

“Enfim irmãos nós vos pedimos e vos exortamos no Senhor Jesus, que progridais sempre mais no modo de proceder para agradar a Deus. Vós o aprendestes de nós e já o praticas. Oxalá continueis progredindo cada dia mais. Sabeis quais são as normas que vos temos dado da parte do Senhor Jesus.”

“Saiba cada um de vos viver o seu matrimonio com santidade e com honra, sem se deixar levar pelas paixões como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. Neste assunto ninguém prejudique ou lese seu irmão pois o Senhor é vingador de todas essas coisas como já vos dissemos e atestamos.”

Princípio eterno

I Ts 4,3. 7-8

“A vontade de Deus é que sejais santos e vos afasteis da imoralidade sexual.”

“Deus não vos chamou para a impureza mas para a santidade. Portanto quem rejeita esta instrução não rejeita a uma pessoa humana, mas ao próprio Deus que vos dá também o seu Espírito Santo.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ser puro é ser santo, é estar no processo de santificação. Uma transformação de vida que gradativamente transforma a pessoa separando-a para Deus. Não há como ser santo e não ser puro. Puro nos pensamentos, puro nas palavras, puro nos sentimento, puro na atitudes.

Como posso pôr isso em prática?

Buscando a pureza nestas áreas que me defrontaram.