O evangelho pregado por Paulo é amor afetivo e efetivo. Amor de pai que quer o melhor para os seus filhos. O amor de mãe que acalenta e consola.
“Imaginai uma mãe acalentando seus filhinhos, assim nossa afeição por vós.”
Um carinho muito grande envolve Paulo, seus colaboradores de apostolado e os Tessalonicenses. É uma atmosfera de amor e admiração pela obra de Deus na vida deles e pela correspondência ao chamado que eles receberam. Mesmo assim, o apóstolo faz questão de lembrar aos seus discípulos que a sua pregação não chegou até eles com embustes, astúcia ou malícia, nem para agradar a seres humanos, mas a Deus, que examina os corações. Assim, este testemunho quer animar os Tessalonicenses a fazer o mesmo, ou seja, ele está dizendo: é assim que nós fazemos; e esse é o exemplo que vocês devem seguir.
Essa exortação também tem um tom paterno. Paulo deixa que se revele para que seus ouvintes não caiam na tentação de pensar que a mãe que acalenta seus filhinhos é aquela que ‘passa por cima’ das falhas dos filhos, mas há um pai de mão forte que corrige, se for preciso e sempre que é preciso, para que os filhinhos sejam formados na verdade e na retidão do evangelho.
Leia o trecho em 1 Ts 2, 1-12
Na Bíblia CNBB; página 1454.
Título: O ministério de Paulo em Tessalônica
Ordem
1Ts 2, 11-12
“Sabeis também que como um pai faz com seus filhos, nós exortamos e encorajamos todos e a cada um de vós a que leveis uma vida digna de Deus, que vos chama para o seu reino de glória.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Há um exemplo a ser seguido: Jesus! E um Jesus que eu posso ver e tocar nos santos que se assemelham e Ele por sua vida e morte. Eles traçaram o reto caminho da salvação e sabem muito bem como chegar lá. Imitá-los é a referência que preciso.
Como posso colocar isso em prática?
Sendo fiel ao meu caminho de santidade proposto pelo carisma que abracei na minha consagração: o carisma Canção Nova. Imitando as virtudes dos santos de devoção.