Quem crê na ressurreição espera ressuscitar no último dia. Mas todos vão ressuscitar? Nem todos para a vida eterna nem todos para a salvação.
“Reconfortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”
Palavras de esperança! E onde está a nossa esperança? Em que nós a fundamentamos? Na ressurreição de Cristo! Se Jesus não tivesse ressuscitado dos mortos, não haveria esperança, não haveria Igreja, não haveria Cristianismo! Por isso, a nossa maior festa é a Páscoa do Senhor e não o Natal. É claro que o Natal tem grande importância, diria, fundamental na história da salvação, assim como Pentecostes e outras festas litúrgicas, mas nenhuma delas teria sentido sem a ressurreição de Cristo que inaugura a nova e eterna aliança.
Todo bem e toda a graça da Igreja e dos Cristãos têm origem na Cruz de Cristo e em sua ressurreição, melhor dizendo, no mistério pascal: Paixão, morte e ressurreição.
Jesus, assim, nos garante a vida eterna, mostrando que a morte não tem mais poder sobre o homem, pois ele ressuscitou dentre os mortos, e que o homem tem acesso ao céu, pois Ele subiu aos céus!
Paulo, então, alimenta de esperança o coração dos Tessalonicenses, esclarecendo as lacunas na fé a respeito dos mortos: “Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio de Jesus, com ele conduzirá os que adormeceram”. Paulo dá ainda detalhes de como será no dia da vinda do Senhor e que quem estiver vivo não precederá os que morreram em Cristo, pois esses ressuscitarão primeiro. Nem todos vão ressuscitar, alguns serão transformados, os que estiverem vivos quando Jesus voltar.
Lendo o texto, deixe-se alimentar por essa esperança fundamentada na verdade sobre Jesus Cristo, que está vivo, ressuscitado, e sua segunda vinda está próxima. Desta vez, gloriosa!
Leia o trecho em I Ts 4, 13-18.
Na Bíblia CNBB; página 1455-1456.
Título: Os falecidos na vinda do Senhor.
Promessas
I Ts 4, 15-17
“Eis o que temos a vos dizer, de acordo com a palavra do Senhor: nós os vivos, os que ficarmos em vida até a vinda do Senhor, não passaremos a frente dos que tiverem morrido. Pois o Senhor mesmo, a voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu. E então ressuscitarão em primeiro lugar, os que morreram em Cristo; depois, nós, os vivos, que ainda estivermos em vida, seremos arrebatados junto com eles, sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor.”
Ordem
I Ts 4, 18
“Reconfortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”
Princípio Eterno
I Ts 4, 14
“Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio de Jesus, com ele conduzirá os que adormeceram.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A alegria do Cristão é a esperança na ressurreição, na vida eterna, no céu! Reconfortar uns aos outros com essas palavras, com essa fé, renova a Igreja!
Como posso colocar isso em prática?
Vivendo na expectativa do céu, preparando-me para este dia de Deus. Se ele não vier logo, eu irei ao encontro d’Ele pela morte neste mundo. Preciso estar preparado.