Vossa perseverança é a nossa alegria, pois não corremos em vão e o seu testemunho ecoa onde quer que estejamos. Um amor cristão verdadeiro se expressa assim.
“Agora revivemos, já que estais firmes no Senhor.”
No tempo dos apóstolos, as notícias, mesmo as ruins, não chegavam assim tão depressa… As distâncias eram grandes e os meios eram poucos e restritos. Uma carta não chegava pelos correios ou por outra empresa especializada em mensagens ou encomendas, não tinha fotografia, não tinha e-mail.
Dessa forma, a presença era algo muito valorizado e a carta também, assim como o seu conteúdo.
Por isso, Paulo enviou Timóteo até Tessalônica para conferir se os efeitos do evangelho estavam mesmo se manifestando naquele povo como eles ouviam dizer. Lembrando que a notícia demorava para chegar, dias, até meses, sobretudo para quem era encarcerado.
Confirmar os irmãos na fé era uma preocupação constante de Paulo e seus colaboradores. Seria terrível receber a notícia de que os Tessalonicenses tivessem perdido e fé e voltado aos ídolos ou à observância da lei Judaica. Mas a surpresa do apóstolo é que sua comunidade é um exemplo de perseverança e testemunho de fidelidade, mesmo na distância, ainda que na provação, apesar da prisão de Paulo e seus companheiros. Por isso, Paulo exclama: “Agora revivemos, já que estais firmes no Senhor”.
A maior alegria de quem é de Deus é ver os outros experimentando a mesma graça, o mesmo amor. A tristeza assaltaria o coração de Paulo, caso Timóteo trouxesse notícias diferentes com relação aos Tessalonicenses, mas com as atuais notícias, o que resta é desejar rever esta comunidade que tanta alegria e apreço traz em seu coração.
Não há promessas ordens ou princípios eternos a anotar.
Leia o trecho em ITs 3, 1-10.
Na Bíblia CNBB; página 1454-1455.
Título: Envio e relatório de Timóteo.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A quem você tem confirmado na fé? Confirme os seus irmãos na fé.
Como posso colocar isso em prática?
Falar de Deus numa evangelização ostensiva, a começar pelos mais próximos: a minha família.