1ª Carta a Timóteo > Leitura #271

Como um padre na Igreja primitiva era tratado?

Como um padre na Igreja primitiva era tratado? Estima, respeito, imparcialidade, justiça e misericórdia.

#271Como se tratava um padre na Igreja primitiva

Crédito: isitsharp by GettyImages

“Não te apresses a impor as mãos sobre ninguém nem te tornes solidário com pecados alheios.”

Aparece a figura do sacerdote, o presbítero. Timóteo, como bispo, recebe as orientações de Paulo para a formação da sua comunidade clerical. Aqueles que realizam bem seu trabalho recebem melhor remuneração por sua dedicação, principalmente os que pregam e ensinam.

Veja a importância do anúncio na Igreja. Porém, não confunda com negócio por causa de dupla remuneração que Paulo está orientando, mas como reconhecimento pelo esforço e dedicação dos homens de Deus que dedicam a vida na evangelização, pois esse serviço também consome tempo, estudo, esforço, disponibilidade e disposição. A dupla remuneração desses homens não é outra coisa senão uma atenção às necessidades próprias de seu empenho, para que realize mais pela comunidade.

Em relação às acusações contra sacerdotes, não se deve aceitar qualquer coisa sem provas ou testemunhas. Contudo, aquele que for culpado deve receber uma correção exemplar, diante de todos, para que ninguém mais ouse cometer crimes ou outras ações impróprias.

Por essas e outras, não se deve impor as mãos para ordenar um padre assim tão fácil.

Sabendo que, no tempo de Timóteo, não havia seminário, a formação dos padres era bem mais precária e se baseava muito no testemunho, mais do que nos estudos, até porque nem todos eram letrados para isso.  E, hoje, de fato, se faz necessário que a imposição de mãos sobre um homem seja feita com discernimento e sem favorecimentos.

Leia o trecho em I Tm 5, 17-22.

Na Bíblia CNBB; página 1464.

Título: Os presbíteros

Ordens

I Tm 5, 17-22

Os presbíteros que dirigem bem a comunidade sejam distinguidos com dupla remuneração, principalmente os que se dedicam à pregação e ao ensino. Pois a Escritura diz: não coloques mordaça no boi que está à debulha; e: O trabalhador merece seu salário. Não recebas acusação contra um presbítero a menos que seja apoiada por duas ou três testemunhas. Aos que são culpados repreende-os na presença de todos, para que os outros também sintam temor. Eu te peço com insistência diante de Deus e do Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que observe essas normas, sem nenhuma prevenção, nada fazendo por parcialidade. Não te apresses a impor as mãos sobre ninguém, nem te torne solidário com pecados alheios. Conserva-te puro.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Igreja é coisa séria, assim os bispos e sacerdotes merecem nosso respeito e admiração por sua entrega e despojamento de vida pela igreja. Cada padre que é ordenado carrega uma história e um ideal compartilhados com toda a igreja.

Como posso colocar isso em prática?

Orar pelas vocações sacerdotais e pelos sacerdotes que fazem parte da minha vida.