1ª Carta a Timóteo > Leitura #272

Conselho de amigo

Um conselho de amigo sempre é bom, principalmente quando se trata de um pai espiritual.

Crédito: shironosov by GettyImages

“Assim também as boas obras são manifestadas; e aquelas que ainda não o são não podem ficar escondidas.”

Alguns conselhos ao amigo e discípulo Timóteo, de forma bem pessoal e íntima, nos fazem perceber a preocupação de Paulo com a vida inteira de Timóteo e não só o seu serviço a Igreja. Assim devemos ser também nós, ao entrarmos para o serviço de Deus, principalmente se temos pessoas sob a nossa responsabilidade. Conhecer a pessoa é essencial, ocupar-se com ela, com as suas necessidades pessoais, a saúde e todas as áreas da sua vida.

As pessoas que servem a Deus não são somente “trabalhadores” ou “funcionários” que têm a obrigação de realizar o seu trabalho. Acima de tudo, são filhos de Deus e nossos irmãos na fé. A preocupação de Paulo com o estômago de Timóteo dá uma pista muito clara disso e nos ensina a fazer o mesmo.

O julgamento das faltas ou crimes cometidos pelos irmãos da comunidade também mereceram a atenção de Paulo. E, justamente por isso, são pessoas! É preciso que se tenha toda cautela em julgar e nenhuma precipitação. E aquilo que é de agrado e benefício para toda a comunidade deve ser publicado como um exemplo a ser imitado.

Leia o trecho em I Tm 5, 23-25.

Na Bíblia CNBB; página 1464.
Título: Conselhos diversos.

Ordens

I Tm 5, 23-25

Não bebas mais somente água; toma também um pouco de vinho por causa do teu estômago e de tuas fraquezas frequentes.

As faltas de alguns são manifestadas antes mesmo de serem examinadas em juízo; mas as de outros, só depois se tornam manifestadas; e aquelas que ainda não o são não podem ficar escondidas.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Que preocupação eu estou tendo com as pessoas próximas a mim na caminhada e na comunidade? Tenho me ocupado delas, além do ordinário e do programado? Sou responsável pelos meus irmãos também!

Como posso pôr isso em prática?

Aproximar-me um pouco mais da vida de cada um, conhecer as suas necessidades e ajudar no que mais for possível.