2ª Carta a Timóteo > Leitura #282

Como se forma um homem de Deus

Como se forma um homem de Deus? São Paulo fala de maneira bem prática: é preciso buscar a oração, as virtudes, a retidão, a vida no Espírito e a piedade.

#282Como se forma um homem de Deus

Crédito: AnnaStills by GettyImages

“Esforça-te por te apresentares a Deus como um homem provado, como um operário que não tem de que se envergonhar e que comunica a palavra da verdade com exatidão.”

A recomendação de São Paulo mais recorrente, neste trecho da carta, é evitar discussões e contendas assim como as palavras fúteis e mundanas.

Certamente, este é o maior perigo para Timóteo como pregador da palavra. Paulo, já idoso e com grande experiência no ministério, sabe o quanto é perigoso entrar nestas discussões e quais são as consequências para aqueles que se entregaram a elas. Além do mais, o testemunho que Timóteo precisa dar a seu povo e a seus sacerdotes é de sabedoria e mansidão, e certamente não será pela força que ele conseguirá fazê-lo.

Portanto, assim como as paixões da juventude, as discussões são uma armadilha contra o ministério de Timóteo. Atento a isso, sua evangelização deve chegar a um bom termo.

Leia o trecho em II Tm 2,14-26

Na Bíblia CNBB, página 1467-1468
Título: O homem provado

Ordens

II Tm 2, 14-17. 22-26

“Recorda essas palavras conjurando diante de Deus que se evitem contendas de palavras. Estas não tem nenhuma utilidade, servindo apenas para a perdição dos que as ouvem. Esforça-te por te apresentares a Deus como um homem provado, como um operário que não tem de que se envergonhar e que comunica a palavra da verdade com exatidão. Evita as conversas fúteis e mundanas, pois os que a elas se entregam progredirão cada vez mais na impiedade e suas palavras se alastrarão como gangrena. Himeneu e Fileto são deste número.”

“Foge das paixões da juventude, busca a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor de coração puro. Evita as discussões tolas e descabidas, sabendo que geram rixas. Ora, não convém que o servo do Senhor viva discutindo, mas que seja manso para com todos, pronto para ensinar, paciente. Com brandura, ele deve construir os opositores, pois talvez Deus lhe conceda que se convertam, reconheçam a verdade e voltem à sensatez, livrando-se do laço do diabo que os apanhou e sujeitou à sua vontade.”

Princípio Eterno

II Tm 2,19-21

“No entanto, o sólito fundamento posto por Deus continua firme, marcado por essas estacas: O Senhor conhece os que são dele. Afasta-te da iniquidade todo aquele que invoca o nome do Senhor. Numa grande casa, não há somente vasos de ouro e de prata, há também vasos de madeira e de barro: uns, para uso nobre e outros para uso vulgar. Quem estiver puro dessas faltas será um vaso nobre, santificado, útil ao Senhor e apropriado para toda boa obra.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Conversas tolas, mundanas, fúteis, contendas, são todas para serem evitadas já que a perdição é o caminho que elas ensinam…

Como posso pôr isso em prática?

Na presença dessas conversas, se for inevitável estar perto, o silêncio orante é a minha palavra e a minha defesa.