Atos dos Apóstolos > Leitura #448

Os primeiros cristãos

Como viviam os primeiros cristãos? Quais eram as suas principais características? Nós nos tornamos muito diferente deles? Veja você mesmo!

#448 Os primeiros Cristãos

Créditos: Boonyachoat by GettyImages

“Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”

Era uma comunidade perfeita? Os primeiros cristãos, certamente, não! Mas era uma comunidade de pessoas que buscavam avidamente viver o Evangelho. Eram pessoas que temiam a Deus e perseveravam por causa disso. Eles experimentavam as maravilhosas promessas de Deus se cumprindo em suas vidas pelas mãos dos apóstolos, e cada casa era uma igreja doméstica!

É possível viver isso hoje? Claro que sim! Somos capazes de viver isso hoje certamente! A palavra de referência é perseverança! Se soubermos perseverar na oração, na partilha dos bens, na comunhão fraterna, no temor de Deus, viveremos a alegria dos primeiros cristãos. O empenho deve ser diário, porque a perseverança cresce com cada dia que se vive insistindo naquelas mesmas boas obras e atitudes que geram a santidade aspirada. Cresceremos juntos nas virtudes, e nos tornaremos cada vez menos deste mundo e cada vez mais do céu.

Leia o trecho em At 2, 42-47

Na Bíblia da CNBB página: 1345

Título: A vida da primeira comunidade

*Não há o que anotar neste trecho.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Perseverança, fruto de uma constância e um empenho diários na prática do bem.

Como posso pôr isso em prática?

Ser fiel hoje na prática do bem.