Atos dos Apóstolos > Leitura #460

Discurso de Estevão (parte 1)

Começa o discurso de Estevão diante das autoridades Judaicas. Ele tem a chance de se defender das acusações falsas que dizem a seu respeito, mas, antes, testemunhou.

#460Discurso de Estevão (parte 1)

Créditos:
traveler1116 by GettyImages.

O sumo sacerdote disse a Estevão: ‘As coisas são mesmo assim como dizem?’ Ele respondeu: ‘Irmãos e pais, escutai!’”

O discurso de Estevão, um dos mais persuasivos da Bíblia, onde seus ouvintes se depararam com alguém que tinha amplo conhecimento da escritura. Cheio do Espírito Santo, ele começou a pregar, falando da história da nossa salvação, ele foi às origens do Judaísmo, lá na vocação de Abraão. Mal sabem eles que Estevão não se dobrará  diante de suas ameaças, mas continuará testemunhando até chegar em Jesus Cristo.

Estevão teve a chance de ser ouvido, a chance de pegar a verdade, de testemunhar a verdade diante de pessoas que poderiam fazer a diferença na vida do povo. E não desperdiçou. “Irmãos e pais, escutai!”.

Eu e você somos chamados a fazer de nossa vida um discurso de amor e de testemunho pela vivência da Palavra de Deus. Não podemos nos dobrar diante das ameaças e deixar de realizar a vontade de Deus, e, se outrora o fizemos, daqui para frente não mais, pois sabemos a quem pertencemos.

Leia o trecho em At 7, 1-8.

Na Bíblia CNBB; página 1350.

Título: Discurso de Estevão.

Ordem de Deus

At 7, 3

“Ele lhe disse: Sai de tua terra e de teu clã e dirige-te para a terra que eu te mostrarei.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso estar pronto para testemunhar a minha fé. Seja diante do simples ou do culto, da autoridade ou de um submisso. Testemunhar Jesus Cristo e a sua Igreja.

Como posso pôr isso em prática?

Estar convicto no coração é a principal matéria do testemunho, mas o conhecimento também é necessário para que minha fé não pereça pela emoção.