Atos dos Apóstolos > Leitura #462

Discurso de Estevão (parte 3)

Ousadia no Espírito e coragem acompanham o homem de Deus em suas palavras e atitudes. O discurso de Estevão chega ao auge, ele está para anunciar Jesus Cristo.

#462Discurso de Estevão (parte 3)

Créditos:
EvgeniyShkolenko by GettyImages.

Ele recebeu as palavras da vida para dá-las a nós, mas nossos pais não quiseram obedecer-lhe.”

Estevão ainda fala de Moisés e acusa, mais uma vez, os “nossos pais” de não ouvirem a voz dos enviados de Deus. Deus, assim, deixa Seu povo livre para seguir Seu caminho, e eles fazem imagens de ídolos para adorar. Ora, se o homem constrói um ídolo, não é com base em suas próprias convicções?

No fundo, quem está sendo adorado é o próprio homem em suas paixões desordenadas, mais uma vez, rejeitando o seu Criador. Estevão esclarece que mesmo Davi, o ungido de Deus, não pôde fazer uma casa para Deus morar. Salomão construiu o templo de Deus, embora seja apenas um recorte e uma imagem da verdadeira habitação de Deus, o Céu.

Mas nenhuma dessas coisas eram bem acolhidas por seus ouvintes, e Estevão está prestes a exortar duramente os membros do Sinédrio, o que custará sua vida.

Leia o trecho em At 7,30-50

Na Bíblia CNBB, página 1351

Título: Discurso de Estevão

Promessas

At 7,37

Este Moisés foi quem disse aos Israelitas: ‘Deus suscitará entre vossos irmãos um profeta como eu’.”

Ordens

At 7,33-34

Mas o Senhor lhe disse: Tira as sandálias de teus pés, pois o lugar onde te encontras é terra santa. Sim, eu vi a opressão do meu povo no Egito, eu ouvi o gemido deles. Eu desci para os libertar. Agora vem, que eu te enviarei ao Egito.”

Princípios eternos

At 7,32.49-50

Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Moisés tremia de medo e não ousava olhar.”

O céu é o meu trono, e a terra é o apoio dos meus pés. Que casa construireis para mim? —diz o Senhor. E qual será o lugar do meu repouso? Não foi minha mão que fez todas essas coisas?”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Temer a Deus é uma qualidade fundamental para ouvi-Lo e obedecer-Lhe. O temor de Deus também se reflete em Seus eleitos, aqueles que foram constituídos autoridade sobre nós.

Como posso pôr isso em prática?

Lembrando que toda autoridade vem de Deus. Crer que os Eleitos de Deus me conduzirão à vontade d’Ele.