Atos dos Apóstolos > Leitura #467

Ousadia do evangelizador

A ousadia do evangelizador não está na confiança em suas próprias capacidades, mas na força de Deus. Ele pode nos levar para lugares que nunca imaginaríamos!

#467Ousadia do evangelizador

Créditos: ChiccoDodiFC by GettyImages

“Então, o eunuco disse a Filipe: aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”

Aqui, o livro dos Atos dos apóstolos revela uma realidade importante na vida dos cristãos: a escuta de Deus. Filipe não tomou o caminho para Gaza porque simplesmente queria, e sim porque um anjo falou com ele! Filipe não se aproximou do carro do eunuco porque queria, o Espírito disse a ele o que deveria fazer!

Mas só se abre a essa realidade quem está em intimidade com Deus. Assim, esse pode ‘ouvir’ em seu coração a direção de Deus. Não há certezas, somente fé. Não são pessoas falando e provando coisas, é Deus, impelindo e desafiando na fé. É Deus assistindo com a sua graça e realizando seus prodígios. Aí está a ousadia do evangelizador, ele precisa se deixar guiar totalmente por Deus.

O eunuco, homem importante e rico, lia um texto e se encantava, mas não compreendia. Filipe anunciou Jesus  de tal maneira que o eunuco quis ser batizado. E assim devemos agir: ouvindo o Espírito Santo e prontos para anunciar a boa-nova para aqueles dos quais nos aproximamos. Eles estão sedentos de Deus!

Leia o trecho em At 8, 26-40.

Na Bíblia CNBB; página 1353.

Título: Filipe e o Etíiope

Ordens

At 8, 26b

Prepara-te e vai em direção do Sul. Toma a estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ela está deserta. Filipe levantou-se e foi.”

At 8, 29-30

Então, o Espírito disse a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o. Filipe acorreu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: Tu compreendes o que estás lendo?”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Os homens íntimos de Deus ouvem sua voz e seguem suas direções. Sou chamado a essa intimidade. Sim, já estive mais íntimo de Deus outrora, preciso voltar.

Como posso pôr isso em prática?

Oração. Oração profunda e duradoura é o que preciso. Oração-diálogo-escuta.