A ousadia do evangelizador não está na confiança em suas próprias capacidades, mas na força de Deus. Ele pode nos levar para lugares que nunca imaginaríamos!
“Então, o eunuco disse a Filipe: aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”
Aqui, o livro dos Atos dos apóstolos revela uma realidade importante na vida dos cristãos: a escuta de Deus. Filipe não tomou o caminho para Gaza porque simplesmente queria, e sim porque um anjo falou com ele! Filipe não se aproximou do carro do eunuco porque queria, o Espírito disse a ele o que deveria fazer!
Mas só se abre a essa realidade quem está em intimidade com Deus. Assim, esse pode ‘ouvir’ em seu coração a direção de Deus. Não há certezas, somente fé. Não são pessoas falando e provando coisas, é Deus, impelindo e desafiando na fé. É Deus assistindo com a sua graça e realizando seus prodígios. Aí está a ousadia do evangelizador, ele precisa se deixar guiar totalmente por Deus.
O eunuco, homem importante e rico, lia um texto e se encantava, mas não compreendia. Filipe anunciou Jesus de tal maneira que o eunuco quis ser batizado. E assim devemos agir: ouvindo o Espírito Santo e prontos para anunciar a boa-nova para aqueles dos quais nos aproximamos. Eles estão sedentos de Deus!
Leia o trecho em At 8, 26-40.
Na Bíblia CNBB; página 1353.
Título: Filipe e o Etíiope
Ordens
At 8, 26b
“Prepara-te e vai em direção do Sul. Toma a estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ela está deserta. Filipe levantou-se e foi.”
At 8, 29-30
“Então, o Espírito disse a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o. Filipe acorreu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: Tu compreendes o que estás lendo?”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Os homens íntimos de Deus ouvem sua voz e seguem suas direções. Sou chamado a essa intimidade. Sim, já estive mais íntimo de Deus outrora, preciso voltar.
Como posso pôr isso em prática?
Oração. Oração profunda e duradoura é o que preciso. Oração-diálogo-escuta.