Carta aos Colossenses > Leitura #231

A boa fama na Igreja

A boa fama na Igreja está longe de ser identificada com um sucesso de popularidade, antes o que a precede é o serviço fiel do Evangelho.

#231A boa fama na igreja

Créditos: Achiartistul by GettyImages

“Ouvimos falar de vossa fé no Cristo Jesus e do amor que dedicais a todos os santos.”

Epafras, o ministro de Cristo daquela comunidade é quem levou a ‘boa fama’ dos Colossenses até o apóstolo. E como é importante a boa fama de uma comunidade! E não é por qualquer coisa, senão pelo amor e dedicação por todos os santos, ou seja, os irmãos na fé sejam quem forem.

Porque sabemos que em algumas comunidades a convivência entre os irmãos convertidos do judaísmo e dos irmãos convertidos do paganismo não era assim tão tranquila… Havia ainda muitas dúvidas no início da Igreja, mas os Colossenses tinham esta boa fama de tratar com amor a todos!

Como é bom também para a comunidade ouvir do seu fundador um reconhecimento assim! Com isso confirma na fé! Como isso incentiva a avançar ainda mais! Triste do pastor que não sabe reconhecer e incentivar suas ovelhas pelo reconhecimento do positivo, dos avanços, do crescimento, dos sacrifícios de sua comunidade. Feliz da comunidade que pode ouvir isso de seu pastor depois de tanta luta e de tanto esforço pela fidelidade.

Isso não significa que este elogio ou reconhecimento seria a sua recompensa, de modo algum! Mas se os homens que são maus sabem reconhecer um bom feito, quanto mais o Pai dos céus que nos ama! Por esse termômetro humano, sabemos que estamos agradando a Deus.

O que será que tem sido dito a meu respeito? O que se fala da minha comunidade? E como me vê meu formador e coordenador? Será que meu apostolado está aprovado ou tenho corrido em vão?

Leia o trecho em Cl 1,1-8

Na Bíblia CNBB, página 1448-1449

Título: Ação de graças pela comunidade

Não há o que anotar de promessas, ordens ou princípios eternos…

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Quero que sejais reconhecidos pelo amor que tens para com todos os santos.

Como posso pôr isso em prática?

Buscar a prática da caridade cristã. Nas palavras, nos pensamentos, na ajuda concreta ao meu irmão, na oração.