Carta aos Colossenses > Leitura #235

Caminhar em unidade com a Igreja

Caminhar em unidade com a Igreja é essencial para manter-se na fé verdadeira. Essa unidade nos garante na verdade da revelação confiada aos apóstolos, a fé católica.

#235Caminhar em unidade com a Igreja

Créditos: Rawpixel by GettyImages

“São apenas preceitos e ensinamentos humanos a respeito de coisas que se consomem pelo uso!”

O alerta de Paulo é muito sério e atinge a todos nós, que podemos ser pegos ingenuamente pelo ‘bom coração’ e pela prática da ‘caridade’, por doutrinas estranhas a sã doutrina da salvação centrada em Jesus Cristo. Há muitas crenças por ai que fazem caridade, e se fossemos numerá-las teríamos uma imensa lista. Mas qual a diferença para a caridade Cristã? A intenção!

Os cristãos fazem caridade como um só corpo, o corpo de Cristo. É Cristo que ama quando um cristão ama! Essa caridade é sinal de salvação para mim e para quem eu estou ajudando não por meus méritos, mas pelos méritos de Cristo que nos amou a todos primeiro. Se eu jejuo, é em Cristo que jejuo, se me sacrifico, é Nele também!

Há uma dimensão espiritual que separa as águas nesta história: a Cruz de Cristo!

Por isso cristãos: Cuidado! Se não estiverdes atentos, facilmente podereis ser presas das falsas doutrinas só porque ali se faz algum bem ou se desenvolve alguma boa ação de caridade que ajuda as pessoas. Mas isso não é o bastante para o Cristão, porque o que buscamos não acaba aqui e não começou aqui, transcende… É maior do que nosso entendimento e sempre será, é o amor de Cristo!

Por isso, permaneçamos no ensinamento que recebemos desde o início e examinemos os espíritos para saber se são de Deus (ler IJo 4, 1).

Leia o trecho em Cl 2, 16-23

Na Bíblia cnbb página 1450

Título: Vaidade e falsa ascese

Ordens

Cl 2, 16-18

“Portanto, que ninguém vos condene por questões de comida ou de bebida, de festa, ou lua-nova ou sábado. Tudo isso é apenas sombra do que há de vir, mas o corpo é o de Cristo. Que ninguém, a pretexto de humildade ou de culto aos anjos vos impeça de alcançar a vitória.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não vos deixeis enganar pelas aparências, mas examinai se Cristo habita neste lugar.

Como posso pôr isso em prática?

Conhecendo a palavra de Deus e na oração buscando sempre o discernimento da verdade com a Igreja.